Topo

McLaren deve substituir Daniel Ricciardo por Oscar Piastri em 2023

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

05/08/2022 14h49

Após negar publicamente a vaga de piloto da Alpine, o australiano Oscar Piastri deve substituir o compatriota Daniel Ricciardo pela McLaren na temporada de 2023 da Fórmula 1. A equipe estaria tentando um acordo financeiro para quebrar o contrato com o veterano, que se estende até 2024 de acordo com informações do portal AutoSport.

A entrada de Piastri na categoria já era esperada, mas pela Alpine. O australiano é piloto reserva da equipe e foi anunciado como substituto de Fernando Alonso nesta semana. Menos de duas horas depois, o piloto teria assinado um contrato para ser o companheiro de equipe de Esteban Ocon.

"Entendo que, sem o meu consentimento, a Alpine F1 divulgou um release para a imprensa dizendo que vou correr com eles no próximo ano. Está errado, eu não assinei contrato com a Alpine para 2023. Não vou correr pela Alpine no próximo ano", publicou Piastri. A recusa virou até motivo de piada entre os pilotos, sendo usada por Alex Albon para confirmar que fica na Williams pelos próximos anos.

A reação do australiano não teria sido por acaso. Apesar da Alpine ter alegado que Piastri tem obrigações contratuais até o fim do próximo ano, o contrato só seria válido em 2022. A Alpine poderia estender o acordo com o piloto até 2023 dentro de 30 dias da assinatura do acordo – o que não foi o caso.

Siga o Esporte News Mundo pelo TwitterFacebook Instagram.

Segundo o site holandês RacingNews365, o Conselho de Reconhecimento de Contratos da FIA já teria validado o acordo entre Piastri e o time de Woking. Apesar disso, Ricciardo não deve sair de mãos abanando.

A prioridade de Ricciardo é continuar na Fórmula 1 na próxima temporada. O piloto já avisou que não tem interesse em correr na Fórmula E para continuar na equipe de Zak Brown e pode retomar a relação com a antiga Renault. Otmar Szafnauer, chefe de equipe da atual Alpine, não teria problemas em receber o filho pródigo.

Com a reviravolta, os destinos de Piastri e Ricciardo podem ser inversos. Enquanto o reserva da Alpine deve virar companheiro de Lando Norris, Daniel pode ser o substituto de Alonso na equipe francesa, pela qual correu entre 2019 e 2020.