Topo

UFC 278: Leon Edwards nocauteia Usman e é campeão dos meio-médios

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

21/08/2022 02h15

O UFC 278 foi a grande atração do sábado (21) no mundo do MMA. Salt Lake City recebeu a organização com a luta entre Kamaru Usman e Leon Edwards, pelo cinturão dos meio-médios, como grande atração;

A luta principal foi um tanto tensa e, ao mesmo tempo, morna. Mas no final, o inglês surpreendeu o mundo do MMA ao nocautear com um chute alto um dos mais dominantes campeões da atualidade e conquistar de forma incrível o cinturão.

LEIA TAMBÉM

+ Dana White admite que Chimaev pode lutar por cinturão se vencer Nate Diaz

A luta

Leon Edwards começou em cima e com chutes. A resposta de Usman foi uma tentativa de queda que, não deu certo inicialmente, mas logo a luta foi para o solo com o nigeriano por cima e usando o ground and pound. Posteriormente, seria a vez de Edwards fugir e acabar fazendo o que ninguém havia feito com o campeão: o derrubar.

O inglês logo conseguiu pegar as costas e tentava travar Usman, que mantinha a sua defesa sem perder a calma. Foi o suficiente para evitar a chance de ser finalizado ainda no primeiro round do combate principal do UFC 278.

A trocação foi a base do começo do segundo round, embora Edwards quase tenha derrubado Usman e levando um triângulo de mão como resposta. Depois, o campeão tentou quedar após boa sequência de golpes. No terceiro round, o nigeriano é quem queda e tenta a iniciativa de buscar as costas para o inglês de origem jamaicana ficar na defesa para evitar a chance de ser finalizado.

Usman bateu, dominou e controlou o combate no solo, com o rival apenas tentando se defender dos golpes. Edwards responderia no começo do quarto round, indo para o clinche depois de trocação. O nigeriano conseguiu escapar e também deu sua resposta com golpes e uma queda. O combate se mostrava disputado e tenso em sua caminhada.

No quinto round, o campeão foi para mais um takedown, este bem defendido pelo inglês. A luta foi para a trocação franca e com momentos de tensão, até com interrupção por golpe baixo dado por Edwards. Quando o duelo recomeçou, o inglês mandou um chute alto que pegou forte em Usman e o derrubou sem reação. E o ‘impensável’ aconteceu: Leon Edwards derrota Kamaru Usman e é o novo campeão dos meio-médios do UFC.

Paulo Borrachinha faz luta segura e vence Rockhold

O co-main event do UFC 278 teve Paulo Borrachinha como uma das atrações, encarando a Luke Rockhold. O brasileiro foi para cima, evitou ser derrubado logo de cara e passou a pressionar, com bons golpes até conseguir a queda e conseguir ficar por cima do ex-campeão dos médios.

O mineiro foi para a montagem e buscou se posicionar bem para dominar Rockhold e tentar até uma finalização, mas o americano conseguiu escapar da pressão do brasileiro. O primeiro round viu Borrachinha ter maior iniciativa na luta e usando um jogo um tanto diferente da habitual trocação franca.

Rockhold novamente tentou golpes e queda no começo do segundo round, mas Borrachinha respondia e buscava o ex-campeão. A luta se tornava um pouco mais aberta e o cansaço já era visível no olhar do americano. Os chutes eram os golpes que mais pegavam de ambos os lutadores.

No terceiro round, o brasileiro começou bem, mas acabou desequilibrado por um golpe de Rockhold. A resposta foi na mesma moeda, fazendo o americano sentir. O duelo via-se mais movimentado que nos rounds anteriores. No final, uma tentativa de queda do ex-campeão acabou fazendo com que Borrachinha ficasse por cima e até tentasse pegar as costas. Ao final, o mineiro levou a melhor na decisão dos jurados.

José Aldo dá ‘aula’ de defesa de quedas, mas perde luta

José Aldo enfrentou Merab Dvalishivili visando ficar mais próximo da chance de lutar pelo cinturão peso-galo do UFC. A luta começou com o georgiano apostando em quedas, bem defendidas pelo brasileiro, que era quem se colocava mais para golpear e teve boas chances de conectar no adversário.

No segundo round, Dvalishivili tentou novamente a queda e passou a ir para o clinche. A estratégia do lutador da Geórgia era clara: buscar achar algum espaço para derrubar Aldo e impor seu jogo de chão, mas a já conhecida defesa de quedas do manauara se mostrava em dia e o ajudava a conectar no rival.

As tentativas de queda do georgiano e as defesas do brasileiro seguiram a tônica no terceiro round, mas José Aldo já não se mostrava tão ofensivo como nos dois rounds iniciais da luta. No final, Dvalishivili tentou alguma pressão, sem sucesso. Ainda assim, a maior iniciativa do lutador da Geórgia o fez levar a vitória pela decisão dos juízes.

Brasil sai ‘zerado’ do card preliminar

O Brasil teve três representantes no card preliminar do UFC 278, mas nenhum deles conseguiu sair com a vitória. Léo Santos foi tentar a reabilitação enfrentando Jared Gordon, mas acabou não conseguindo usar o seu jiu-jítsu para incomodar o americano e acabou derrotado na decisão dos juízes.

Irmão de Deiveson Figueiredo, Francisco encarou o sueco Amir Albazi e acabou sendo finalizado ainda no primeiro round. Quem também acabou derrotado ainda no primeiro round foi Daniel Miojo, que protagonizou a primeira luta do UFC 278, sendo nocauteado pelo mexicano Victor Altamirano

Resultados UFC 278 – Usman x Edwards 2

Card principal

Leon Edwards venceu Kamaru Usman por nocaute (4:04 do R5) – Edwards é o novo campeão dos meio-médios

Paulo Borrachinha venceu Luke Rockhold por decisão unânime dos juízes

Merab Dvalishvili venceu José Aldo por decisão unânime dos juízes

Lucie Pudilova vence Wu Yanan por nocaute técnico (4:04 do R2)

Tyson Pedro venceu Harry Hunsucker por nocaute técnico (1:05 do R1)

Card preliminar

Marcin Tybura venceu Alexander Romanov por decisão majoritária dos juízes

Jared Gordon venceu Léo Santos por decisão unânime dos juízes

Sean Woodson e Luis Saldaña empataram em decisão dividida dos juízes

Ange Loosa venceu AJ Fletcher por decisão unânime dos juízes

Amir Albazi venceu Francisco Figueiredo por finalização (4:34 do R1)

Aori Qileng venceu Jay Perrin por decisão unânime dos juízes

Victor Altamirano venceu Daniel Miojo por nocaute técnico (3:39 do R1 )