Topo

Rússia 2018: Relembre como foi a última participação do Brasil na Copa

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

26/10/2022 13h59

No próximo dia 24 de novembro, a Seleção Brasileira vai entrar em campo para dar início ao que pode ser a campanha do sexto título da Copa do Mundo. A última conquista brasileira veio na Copa de 2002, que teve a sua sede dividida entre Japão e Coreia do Sul. O Brasil espera desta vez conseguir chegar mais distante no Mundial e fazer uma campanha superior ao que conseguiu na Rússia, em 2018, quando acabou caindo nas quartas de final em confronto com a Bélgica.

A Seleção Brasileira chegou para aquele Mundial com uma expectativa positiva, embora o trabalho de Tite tivesse começado exatamente no meio do ciclo. Apesar disso, o bom desempenho nas Eliminatórias da América do Sul e o trabalho executado pelo treinador davam uma boa esperança aos torcedores. O Brasil foi sorteado para o grupo E, que ainda tinha Suíça, Sérvia (que também serão adversárias no Catar) e Costa Rica.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

A força daquela seleção estava com o grupo de maneira geral, mas talentos individuais como Alisson, Thiago Silva, Casemiro e Neymar eram as principais esperanças brasileiras. Aliás, o atacante, que havia acabado de se mudar para o Paris Saint-Germain, foi o principal artilheiro do Brasil naquela Copa do Mundo. Ao lado de Philippe Coutinho, Neymar anotou dois gols no Mundial.

Na fase de grupos do Mundial da Rússia, o Brasil passou de maneira invicta, mas iniciou o seu caminho com um empate por 1 a 1 com a Suíça. Depois, os brasileiros conseguiram superar a Costa Rica e a Sérvia, ambas com um placar de 2 a 0. Apesar da segurança que o placar pode retratar, o Brasil teve muita dificuldade para furar por exemplo o bloqueio defensivo da Costa Rica, marcando os dois gols já nos minutos finais.

Para a fase de oitavas, o Brasil chegou fortalecido, mas com alguns nomes inconsistentes na escalação. A principal crítica caída sobre Gabriel Jesus, que no período estava iniciando a sua trajetória no Manchester City. Principal referência do ataque brasileiro, o jogador deixou a Copa do Mundo sem balançar as redes, enquanto Roberto Firmino, que era o seu reserva imediato, conseguiu deixar sua marca contra o México.

Os mexicanos, aliás, foram os adversários do Brasil nas oitavas. Mais uma vez um jogo bastante difícil e aonde os caminhos só se abriram na segunda etapa. Além de Roberto Firmino, Neymar fez o outro gol que decretou mais uma vitória brasileira por 2 a 0. O passaporte estava carimbado para as quartas de final, aonde a Seleção Brasileira encarou a Bélgica.

Os belgas chegaram para o Mundial com uma seleção forte que tinha nomes como Hazard, Kevin De Bruyne e Lukaku. Até hoje, esse jogo que marcou a eliminação do Brasil é lembrado como uma boa atuação da equipe de Tite, mas que terminou com a superioridade da Bélgica. Ainda no primeiro tempo, com gols de Fernandinho (contra) e Kevin De Bruyne, os belgas abriram uma boa vantagem.

No segundo tempo, o Brasil tentou de todas as maneiras, mas encarou o goleiro Thibaut Courtois em um dia inspirado. Renato Augusto até marcou o gol brasileiro, mas não evitou a eliminação naquele momento. O sonho do hexa teve fim no dia 06 de julho de 2018 na Arena de Kazan, na Rússia. A Bélgica parou na semifinal, aonde perdeu para a campeã França, e ainda ficou com o terceiro lugar ao superar a Inglaterra.