Topo

Lewandowski marca nos acréscimos e Barcelona vence o Valencia

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

29/10/2022 18h32

Foi no sufoco, no último esforço, mas novamente o Barcelona venceu na La Liga. Neste sábado, 29, a equipe de Xavi visitou o Valencia, no Mestalla, e sofreu, mas conquistou os três pontos com Lewandowski marcando o gol do 1 a 0. Nos acréscimos, o polonês foi novamente alvo e contou com assistência de Raphinha para concluir seu 13º gol na La Liga.

O primeiro tempo foi bem aquém das expectativas do duelo. Tanto Barcelona quanto Valencia pouco criar oportunidades, ficaram mais disputando a bola, que passou mais tempo sob comando dos visitantes. Com 68% de posse, o Barça teve sete chutes, mas apenas um único foi a gol. Ansu Fati vinha sendo bem acionado, teve três chances, mas só balançou as redes em uma, impedido.

Após algumas tentativas sem tanto sucesso, a melhor para os dois lados aconteceu aos 43 minutos. Jordi Alba cruzou da esquerda, Lewandowski ganhou da marcação pelo alto e cabeceou na trave. Fora isso, os dois lados perderam jogadores machucados, Cavani para o Valencia e Eric Garcia ao Barcelona, pouco foram efetivos e fizeram um duelo de baixo nível.

Logo no começo da etapa final, o Valencia tentou se lançar ao ataque e chegou a abrir o placar com Samuel Lino. Mas com o auxílio do VAR, o juiz anulou após Marcos André tocar com a mão na bola. Os donos da casa tentaram explorar mais as falhas do sistema defensivo do Barcelona, mas as mudanças de Xavi antes dos 10 minutos trouxe o jogo novamente para os catalães. Redominando o controle da bola, o time visitante comandou, foi pouco agredido, mas tinha dificuldades em criar e finalizar em gol.

Aos poucos, o jogo foi perdendo intensidade, o Barcelona foi acalmando os ânimos e o resultado parecia ser encaminhado para o empate. Como último sprint, o Barça tentou, se esforçou e quase marcou aos 39′. Pedri recebeu na área e cruzou para Ferran Torres, que tentou bater, mas se atrapalhou na bola e Mamardashvili defendeu no susto. No rebote, Lewandowski e Raphinha brigaram pela bola, mas se atrapalharam e o brasileiro mandou para fora.

O jogo voltou a ficar quente por conta da arbitragem, que permitia lances mais agudos de divididas, e muito mais faltoso. Aos 48′, o grito pode sair das gargantas catalãs. Depois de tanto insistir, Raphinha cruzou, a bola ia cruzando toda a área, mas Lewandowski apareceu para se esticar e bater para o gol. O 13º tento do polonês na La Liga deu novamente a vitória aos culés em jogo complicado e equilibrado.

Com a vitória, o Barça vai aos 31 pontos e assume a liderança provisória da La Liga, empatado com o Real Madrid que ainda joga na rodada. O Valencia é o 10º com 15 pontos. As equipes voltam a entrar em campo no fim de semana pela La Liga com o Barça enfrentando o Almería no sábado, 5, no Camp Nou, às 17h (de Brasília), e o Valencia visitando a Real Sociedad, no dia seguinte, às 12h15.