Topo

Em título inédito, Rebecca Andrade se consagra campeã no Mundial de ginástica artística

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

03/11/2022 18h59

A brasileira Rebecca Andrade, de 23 anos, conquistou, nesta quinta-feira (3), o título de campeã mundial no individual geral do Mundial de ginástica artística, realizado em Liverpool, na Inglaterra. A vice-campeã olímpica da prova se tornou a número 1 do mundo ao somar uma nota de 56.899 no geral. 

Este é o primeiro título mundial do Brasil na disputa mais tradicional da modalidade, que já tinha chegado ao pódio da prova com o bronze de Jade Barbosa em 2007.

A prova do individual geral conta com a competição nos quatro aparelhos de rotação sendo, em ordem, o salto, barras assimétricas, trave de equilíbrio e solo, assim, Rebecca Andrade se consagra a ginasta mais completa da atualidade.

No ano passado, nas Olimpíadas, a ginasta havia conquistado a medalha de prata no individual geral e ouro na prova de salto, já no Mundial, conquistou o ouro no salto e a prata nas barras assimétricas.

Confirmando o favoritismo da temporada, a brasileira liderou a classificatória do individual geral somando 57.332 pontos, e na final manteve a vantagem ao longo de toda a prova em cima de sua principal concorrente, a americana Shilese Jones. A última a se apresentar no solo, último aparelho de rotação, Rebecca mais uma vez fez história ao som de "Baile de Favela". A paulista precisava de no mínimo 12.900 para cantar vitória. Ao fim de mais uma execução impecável a torcida brasileira presente já cantava "É campeão!" em um presságio da nota de 14.400 que estaria por vir para coroa-lá. 

Notas de Rebecca por aparelho na Final:

Salto – 15.166

Barras – 13.800

Trave – 13.533

Solo – 14.400

Na disputa coletiva, na terça-feira (1º), a equipe brasileira, que contava com Rebecca, conseguiu a melhor colocação da sua história, terminando em quarto lugar.

A ginasta ainda disputará três finais por aparelhos no final de semana, no entanto, atual campeã mundial e olímpica no salto, não participará da final do mesmo após cometer um erro nas eliminatórias.