Topo

Uruguai x Coréia do Sul: retrospecto, escalações, arbitragem e onde assistir

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

23/11/2022 23h00

Pelo grupo H, às 10 horas desta quinta-feira (24), o Education City Stadium receberá Uruguai e Coreia do Sul, pela primeira rodada da chave. A ”Celeste Olímpica” será a penúltima campeã do mundo a estrear no certame, novamente, com a esperança de mais uma campanha memorável. A última, foi em 2010, sob o comando de Diego Forlán, eleito craque daquela Copa.

Já os Tigres Asiáticos, não avançam de fase desde 2010, quando caíram nas oitavas de finais para o próprio Uruguai. Entretanto, mesmo eliminada na fase de grupos da Copa da Rússia, os sul-coreanos deixaram o mundo em choque. Na última rodada, já sem chances matemáticas de classificação, enfrentaram a atual campeã, Alemanha, que precisava vencer para se classificar ou de uma combinação de resultados para avançar com o empate. Kim Young, aos 47 minutos do segundo tempo, tratou de colocar água no choop alemão. Aos 51 minutos, o craque Son fechou o vexame da tetracampeã.

Retrospecto

Ao todo, as duas equipes se encontram em oito oportunidades. O Uruguai tem amplo domínio no confronto. Venceu seis e empatou uma vez. Entretanto, a única vitória sul-coreana ocorreu no último confronto, em um amistoso pós-copa de 2018, placar de 2 a 1.

Em Copas, será o terceiro jogo. O primeiro, na Itália 1990, os sul-americanos venceram por 1 a 0 em duelo válido pela fase de grupos. Como citado acima, em 2010, pelas oitavas de finais, houve o confronto mais marcante. O time de Diego Forlán venceu por 2 a 1 e seguiu em frente.

Ficha técnica

Local: Education City Stadium, em Doha, no Qatar (QAT)
Data e hora: 24/11/2022, às 10h (de Brasília)
Árbitro: Clément Turpin (FRA)
Assistentes: Nicolas Danos (FRA) e Cyril Gringore (FRA)
VAR: Jerome Brisard (FRA)
Onde assistir: TV Globo, SporTV, GloboPlay, Fifa Plus, Tempo Real (Esporte News Mundo)

Provável escalação

URUGUAI: Rochet; Olivera, Giménez, Godín (Coates) e Cáceres (Varela); Arrascaeta, Betancur, Valverde e Vecino; Darwin Núñez e Luis Suárez. Técnico: Diego Alonso.

COREIA DO SUL: Kim Seung-gyu; Kim Moon-hwan, Kim Young-gwon, Kim Min-jae, Kim Jin-su; Jung Woo-Young, Hwang In-beom, Lee Jae-sung; Hwang Hee-chan, Son Heung-min, Hwang Ui-jo. Técnico: Paulo Bento.