Topo

Clássico britânico agita a última rodada do Grupo B

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

29/11/2022 08h00

País de Gales e Inglaterra duelam hoje, terça feira (29), as 16h (horário de Brasília), no Estádio Ahmed bin Ali, em Al Rayyan, no Catar, pela última rodada do Grupo B da Copa do Mundo. O confronto define quem passa para a próxima fase da competição, porém, a tarefa da seleção de Pais de Gales não é das mais fáceis.

A seleção de Gareth Bale e cia é a lanterna do grupo, com apenas um ponto marcado, assim, precisa vencer a Inglaterra e ainda torcer para um empate entre Irã e Estados Unidos. Já a seleção inglesa tem um trabalho mais tranquilo, visto que se classifica com um empate, porém, o foco é se manter no primeiro lugar do grupo.

ÚLTIMA PARTIDA

As últimas partidas das duas equipes não foram muito animadoras. O Pais de Gales foi derrotado pelo Irã por 2 a 0, com dois gols nos acréscimos, e fez uma partida muito abaixo das expectativas, especialmente do seu astro Bale. Já a Inglaterra vem de um jogo muito fraco contra a seleção dos Estados Unidos, em que terminou 0 a 0.

KANE JOGA?

Em entrevista, o técnico da Inglaterra Garreth Southgate não confirmou se Harry Kane vai estar em campo contra os galeses. Kane sofreu uma lesão no pé na primeira partida, contra o Irã, porém, o atacante do Tottenham jogou normalmente contra os Estados Unidos. Na coletiva, o treinador inglês foi bem vago em relação a escalação do astro:

– Obviamente vamos escolher um time que achamos que possa vencer o jogo. Essa é nossa prioridade sempre. Ele (Harry Kane) está bem. Apesar de todos ficarem dizendo que é o tornozelo dele, e eu não sei porquê isso, é o pé dele. Mas ele tem treinado bem. (…) Temos o time inteiro disponível para escolher, o que é uma ótima posição para se estar. É algo que torna a decisão difícil, mas você sempre quer um grupo perfeitamente bem. E, no momento é o que temos.

Caso Kane não jogue, o possível substituto seria Callum Wilson.

DESTAQUES

O País de Gales não tem atuado bem no torneio, porém, podemos apontar como destaque da equipe o astro Gareth Bale, que foi o autor do único gol galês na Copa do Mundo, no empate contra os Estados Unidos, na primeira rodada. O meia do Fulham, Harry Wilson, também é um nome a se observar na equipe galesa.

Já a Inglaterra é recheada de talentos, porém, além do astro Harry Kane, a equipe inglesa tem ótimos nomes e que vem fazendo uma boa copa, como Bukayo Saka, artilheiro da equipe com dois gols, Jude Bellingham e Mason Mount.

HISTÓRICO DO CONFRONTO

O histórico dos confrontos é muito favorável a Inglaterra. São 105 jogos realizados, com 70 vitórias inglesas contra 14 vitórias galesas e 21 empates, sendo 258 gols marcados pela Inglaterra contra 93 do País de Gales. As seleções nunca se enfrentaram em Copas do Mundo.

A última partida entre as equipes foi um amistoso em 2020, em que a Inglaterra venceu por 3 a 0 no Estádio de Wembley.