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Curta conta história de ex-árbitra impedida de apitar jogos por ser mulher

Curta conta a história de Léa Campos, árbitra de futebol brasileira. - Reprodução/YouTube/Intimus
Curta conta a história de Léa Campos, árbitra de futebol brasileira. Imagem: Reprodução/YouTube/Intimus

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

01/12/2022 10h31

Em um momento em que o mundo está voltado para o futebol - Copa do Mundo masculina do Qatar -, um curta-metragem feito pela Intimus (marca de cuidados femininos) conta a história de uma ex-árbitra, Léa Campos, que foi impedida de apitar partidas de futebol por ser mulher. No filme, a marca incentiva que "menstruada ou não, ela pode" e reforça a importância de combater os preconceitos e julgamentos relacionados à menstruação.

Léa, brasileira, e uma das primeiras árbitras do mundo, foi impedida de arbitrar. Em 1967, quando o futebol ainda era visto como um esporte praticado apenas por homens, ela não pôde fazer o que mais gostava: estar no meio do futebol apitando partidas e ainda questionada por dirigentes como faria para apitar quando entrasse no período menstrual. Ainda assim, anos mais tarde, Léa finalmente conseguiu apitar grandes jogos do mundo e abriu portas para que outras mulheres não se sentissem acuadas e fossem atrás de seus sonhos no meio do futebol.

O curta-metragem de três minutos, criado pela Ogilvy, produzido pela Moon Heist e dirigido por Olívia Lang, traz cenas clássicas de um dia de jogo: jogadores no túnel indo para os gramados em 1967, no momento em que Léa se tornaria uma das primeiras árbitras do mundo. O curta ainda mostra a dificuldade e a luta da brasileira em um único diálogo entre a protagonista e os dirigentes esportivos. A discussão relata falas estigmatizadas que ela foi obrigada a ouvir durante a batalha para poder pisar no gramado e realizar seu sonho de apitar partidas, além de ter o papel inspirador para outras mulheres.

"Estamos orgulhosos em levar um pouco da história da Léa para as pessoas, mostrando como o pioneirismo dela reverbera até hoje. Mas, principalmente, mostrar como é importante que os preconceitos de gênero sejam combatidos na sociedade, para que nenhuma garota tenha de superar tantos obstáculos só para fazer o que gosta", ressalta Sergio Mugnaini, diretor de criação da Ogilvy Brasil.

A campanha também terá um plano de conteúdo completo com estratégia de PR com os maiores influenciadores brasileiros, como a skatista Leticia Bufoni, Bibi Tatto e Thaynara OG, entre outras.

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