Fifa estuda adotar disputa de pênaltis na fase de grupos da Copa do Mundo de 2026
Segundo o site The Athletic, a Fifa estuda a introdução da disputa de pênaltis na fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. Se a medida for aprovada, os placares em igualdade não serão mais possíveis nas primeiras rodadas da competição.
Se uma partida terminar em 1 a 1, a seleção vitoriosa na cobrança de pênaltis ganhará um ponto extra na tabela do seu grupo, totalizando dois pontos, e não os três de uma vitória no tempo regular da partida.
Este Mundial contará com 48 seleções, ao invés de 32, e terá um novo formato com três times por grupo e não quatro. Os dois primeiros de cada grupo avançam para a fase de 32-avos de final, que é uma eliminatória prévia para as oitavas de final.
Em 2017, o holandês Marco van Basten, diretor de desenvolvimento técnico da FIFA, disse que esse formato poderia ser introduzido para determinar empates durante a primeira fase.
"Os pênaltis podem realmente ser uma opção para torneios com grupos de três em que você joga contra dois oponentes", disse Van Basten ao Sport Bild.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.