Topo

Jayson Tatum e Devin Booker dominam na noite de NBA; Confira o resumo

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

01/12/2022 10h14

Na noite da última quarta (30), a bola subiu para 13 jogos da liga de basquete americana, a NBA. Jayson Tatum, Kevin Durant, Zion Williamson e Giannis Antetokounmpo conduziram suas equipes a vitória com grandes performances. Em Phoenix, os Suns tiveram outra partida impecável e venceram os Bulls. 

MIAMI HEAT 121 X 134 BOSTON CELTICS

Com a presença do príncipe William e da princesa Kate no TD Garden, os Celtics tiveram uma atuação de gala. A partida começou com domínio celta e bons arremessos, levando o time a uma liderança de 20-6. Porém, os Celtics cederam uma boa corrida para o time de Miami que virou o placar em 27 a 25 e deixou o jogo animado. Com grandes posses ofensivas de ambos os lados, o primeiro quarto terminou 38 a 35 para os mandantes, que retomaram a partida com duas bolas de 3 pontos de Malcolm Brogdon. 

No segundo quarto, Jayson Tatum começou a explodir e parecia que vinha uma noite memorável para o ala celta. Os Celtics conseguiram uma corrida de 10-0 restando 7 minutos para o intervalo e se mantiveram no controle da partida. Miami tentava diminuir a diferença, mas o ataque de Boston continuava matando as bolas nos momentos certos. Indo para os vestiários, Tatum somava 28 pontos e os Celtics estavam na frente por 68 a 60.

O terceiro quarto foi um duelo de Tatum e Max Strus. O ala-armador do Heat estava pegando fogo e matando todas as bolas, enquanto o ala do Celtics mantinha Boston vivo na partida. Grande destaque para atuação de Marcus Smart nos dois lados da quadra, parando jogadas e sendo eficiente. As 5 bolas de 3 pontos de Strus não foram suficientes para o Heat tomar a frente, mas acordou o time para tentar a virada no último quarto. 

Os Celtics deram uma aula para fechar a partida. A forte defesa do time ergueu uma muralha dentro do garrafão e não deixou Miami achar bons arremessos. Tatum continuou mortal enquanto os coadjuvantes do Celtics se estabeleciam nos minutos finais para confirmar a vitória em 134 a 121. 

Boston é um dos times mais perigosos do perímetro na liga, e na partida de hoje converteu 22 de 40 arremessos de 3 pontos tentados. Derrick White e Malcolm Brogdon são peças fundamentais para converter essas bolas. Soma-se a isso, a eficiência ofensiva do time, que lidera a liga. Os Celtics estão com 18 vitórias e 4 derrotas na temporada, mostrando seu poderio ofensivo e defensivo. Com a derrota, o Heat tem 10 vitórias e 12 derrotas.

Destaques do jogo

Celtics – Jayson Tatum: 49 pontos, 11 rebotes, 8/12 bolas de 3 pontos; Jaylen Brown: 26 pontos, 7 rebotes, 5 assistências

Heat – Bam Adebayo: 23 pontos, 6 rebotes, 5 assistências; Tyler Herro: 22 pontos, 9 assistências, 6 rebotes

CHICAGO BULLS 113 X 132 PHOENIX SUNS

Em Arizona, os Suns não tomaram conhecimento dos Bulls e jogaram um basquete de alto nível do início ao fim. O primeiro quarto foi de Deandre Ayton. O pivô de Phoenix marcou 11 dos primeiros 16 pontos da equipe na partida. A segunda unidade de Chicago veio à quadra e não se encontrou no ataque, e muito menos na defesa de Devin Booker, que marcou 9 pontos e teve um buzzer beater para fechar o quarto. 

O segundo quarto foi dominado pela dupla de Phoenix. Ayton e Booker fizeram de tudo: bolas de 3, enterradas, ponte aérea e pick and rolls. Deandre Ayton somou 16 pontos e 9 rebotes, enquanto Booker teve 16 pontos no segundo, levando o Suns a uma vantagem de 21 pontos no intervalo. Os Bulls viram essa vantagem crescer devido a falta de rebotes e a um aproveitamento pífio do perímetro, com 1 bola de 3 pontos convertida em 14 tentadas (7,1%). 

Voltando para o terceiro período, Booker continuou quente, acertando bolas de três e boas infiltrações. O ala-armador dos Suns marcou 23 dos 25 pontos de Phoenix entre o final do segundo período e início do terceiro. Chicago continuou tentando defender Booker, mas nada adiantava. Ayton registrou seu sétimo double-double consecutivo quando conseguiu seu décimo rebote no início do quarto. O pivô dominou o seu adversário, Nikola Vucevic, que não teve respostas em nenhum dos lados da quadra. A jogada que matou a partida foi uma bola de 3 pontos mais a falta em Devin Booker. Depois dos 4 pontos, os Bulls não tinham mais forças e ânimo para nada. 

Booker marcou seus 51 pontos em 3 quartos, enquanto Ayton teve 30 pontos. Com uma vantagem de 25 pontos, Monty Williams sequer precisou colocar seus titulares em quadra no último período. Os Bulls tiveram uma performance horrível de 3 pontos, com 4 bolas convertidas em 25 tentadas – 16% de aproveitamento – logo após renovação polêmica do treinador Billy Donovan. Phoenix segue na liderança da conferência oeste com 15-6, enquanto os Bulls caem para 9-12.

Destaques do jogo

Suns – Devin Booker: 51 pontos, 6 assistências, 6/7 bolas de 3 pontos; Deandre Ayton: 30 pontos, 14 rebotes

Bulls – DeMar Derozan: 29 pontos, 7 rebotes; Zach Lavine: 21 pontos, 7 assistências

OUTROS RESULTADOS DA NBA

Philadelphia 76ers 85 x 113 Cleveland Cavaliers
Atlanta Hawks 125 x 108 Orlando Magic
Washington Wizards 107 x 113 Brooklyn Nets
Milwaukee Bucks 109
x 103 New York Knicks
Memphis Grizzlies 101 x 109 Minnesota Timberwolves
Toronto Raptors 108 x 126 New Orleans Pelicans
San Antonio Spurs 111 x 119 Oklahoma City Thunder
Houston Rockets 100 x 120 Denver Nuggets
Los Angeles Clippers 112 x 125 Utah Jazz
Indiana Pacers 114 x 137 Sacramento Kings
Portland Trail Blazers 109 x 128 Los Angeles Lakers