Sérvia x Suíça: Entenda o conflito geopolítico que coloca tensão em jogo decisivo na Copa do Mundo
Sérvia e Suíça se enfrentam nesta sexta-feira às 16h valendo vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo no Qatar. A partida acontece no grupo G, o mesmo do Brasil, mas a partida se estende muito além das quatro linhas. Suíça está com três pontos e a Sérvia com apenas um. O duelo promete muito pela importância da vitória para as duas equipes seguirem em frente no torneio e o conflito geopolítico que ganhou destaque após momentos que envolvem a história de jogadores.
Na edição de 2018 na Rússia as duas seleções se enfrentaram com vitória da Suíça por 2 x 1, mas a comemoração dos jogadores chamou atenção. Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri marcaram os gols da virada da suíça na ocasião e celebraram o gol fazendo um sinal de águia com as mãos, fazendo alusão a bandeira da Albânia.
+ Sérvia x Suíça: prováveis escalações, onde assistir, arbitragem, palpites e odds
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Os dois jogadores são de origem albanesa kosovar, território disputado pela Sérvia até hoje. Shaqiri usava na sua chuteira a bandeira de Kosovo, país que não é reconhecido como independente por apenas 96 dos 193 estados-membros da ONU. Nos anos 90 o país viveu uma sangrenta guerra que colocava separatistas albaneses contra militares sérvios.
Os albaneses compõem 92% da população do Kosovo e os jogadores Xhaka e Shaqiri são de famílias refugiadas para a Albânia após o fim de Iugoslávia.
Tensão pré-jogo decisivo
Com esse acontecimento na Copa do Mundo de 2018, a rivalidade ganhou tons ainda maiores para o duelo que acontece amanhã. No vestiário da seleção da Sérvia no jogo contra o Brasil, foi colocada uma faixa com o mapa de Kosovo com a bandeira sérvia pintada por cima, acompanhada de uma mensagem "nema predaje", que traduzido do idioma sérvio significa “não se render”, colocando mais fogo ainda no jogo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.