Topo

Vitória agridoce: Uruguai supera Gana, mas ambos são eliminados da Copa do Mundo

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

02/12/2022 14h44

Gana e Uruguai voltaram a medir forças em uma Copa do Mundo após 12 anos. Na terceira e última rodada da fase de grupos, as seleções se enfrentaram na tarde desta sexta-feira (2) no Estádio Al Janoub, em Al Wakrah/QAT, na busca de uma vaga às oitavas de final. A Celeste Olímpica levou a melhor ao vencer por 2 a 0, com dois gols assinalados por Arrascaeta. Porém, no final do jogo, ambos os times não contavam com a zebra. E ela novamente apareceu. A Coreia do Sul venceu Portugal de virada no fim e garantiu a classificação por causa dos gols marcados a mais em relação aos uruguaios. Com isso, ganeses e uruguaios estão eliminados do Mundial.

Luis Suárez, atacante do Uruguai
Ryan Pierse/Getty Images

O técnico Diego Alonso modificou a equipe uruguaia sob a justificativa de apenas a vitória interessar em questão de classificação. Pellistri e Arrascaeta, que melhoraram bastante o desempenho no segundo tempo do duelo contra Portugal, apesar da derrota, entraram de primeira e deram mais dinamismo. Além disso, o time veio com marcação muito mais reforçada. Tal estratégia afetou a construção de jogadas de Gana, que não desenvolvia desenvolver lances no campo ofensivo. Mas faltava a finalização dos dois lados. A primeira defesa de um goleiro foi após o cruzamento de Arrascaeta.

+ Veja como foi a partida entre Gana x Uruguai em tempo real

Mas a intensidade da partida começou aos 15 minutos. Jordan Ayew recebeu de Iñaki Williams na esquerda, trouxe por dentro e arriscou da entrada da área. Rochet espalmou e, em seguida, cometeu pênalti em André Ayew. A penalidade máxima foi marcada após revisão da arbitragem de vídeo. Cinco minutos depois, porém, o próprio André Ayew bateu rasteiro e Rochet defendeu em seu canto esquerdo.

O lance abateu as Estrelas Negras e os uruguaios foram para cima. Na primeira tentativa, Darwin Núnez foi acionado por Arrascaeta e deu um leve toque na saída de Zigi, mas Salisu evitou o gol em cima da linha. No lance seguinte, não teve como. Aos 25, Darwin Núñez foi acionado na direita e cruzou. A defesa não cortou, Suárez ficou com a sobra, abriu espaço e chutou. Zigi deu rebote e Arrascaeta completou de cabeça para abrir o placar. Aos 30, em nova jogada do ataque, Darwin Núñez recebeu de Pellistri e escorou de cabeça. Suárez ajeitou e Arrascaeta emendou de primeira para marcar o segundo gol uruguaio.

Siga toda a cobertura do Esporte News Mundo na Copa do Mundo 2022 pela hashtag #CopanoENM ou clique neste link

Contentes e satisfeitos até então, os uruguaios administraram o resultado, enquanto Gana tentou retomar ao jogo. No primeiro ataque africano, Bukari recebeu no lado direito da área e bateu cruzado, Kudus não conseguiu chegar por muito pouco. A partida ficou mais aberta e o Uruguai teve um lance revisado pela arbitragem de vídeo aos 12 minutos, quando Darwin Núñez disputou bola na área com Amartey, mas os árbitros consideraram lance normal. Valverde começou a aparecer nos chutes de longa distância e o técnico Diego Alonso fez substituições que não mudaram o esquema tático.

Porém, as duas seleções não contavam com a surpresa. Nos acréscimos do segundo tempo, a Coreia do Sul virou o jogo sobre Portugal e confirmou a vitória por 2 a 1. Com isso, sul-coreanos e uruguaios estavam empatados em pontos ganhos e saldo de gols, mas os asiáticos marcaram mais gols. A Celeste foi ao desespero, tentou de todas as formas, mas não conseguiu marcar. Houve nova reclamação de pênalti, novamente não dado e Uruguai e Gana morreram abraçados.

Gana se despede da Copa do Mundo
Elsa/Getty Images

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e TikTok

Na classificação final do Grupo H, Portugal terminou a fase de grupos na liderança da chave com seis pontos ganhos. A Coreia do Sul ficou no segundo lugar por marcar quatro gols nesta fase contra dois uruguaios, e ambos terminaram empatados com quatro pontos. Gana ficou no último lugar com três pontos somados. Portugueses e sul-coreanos aguardam seus oponentes a serem decididos na definição do Grupo G, com os confrontos entre Camarões x Brasil (já classificado) e Sérvia x Suíça.