Topo

Brasil utilizou todos os convocados pela primeira vez na história da Copa

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

06/12/2022 07h00

A vitória por 4 a 1 sobre a Coreia do Sul entrou para a história da Seleção Brasileira não apenas pela classificação às quartas de final do Mundial, mas também pelo fato de ter marcado a utilização de todos os 26 convocados pelo técnico Tite para a disputa. Com a entrada do goleiro Weverton, já no final do jogo, o Brasil teve, pela primeira vez na história, todos os jogadores convocados atuando em alguns minutos.

A disputa no Qatar tem sido marcada por lesões, principalmente nas laterais. Danilo, Alex Sandro e Allex Telles acabaram tendo problemas físicos, assim como os atacantes Neymar e Gabriel Jesus. Deste modo, o técnico Tite foi obrigado a fazer muitas mudanças e até mesmo chegou a improvisar os zagueiros Bremer e Éder Militão como laterais. Do mesmo modo, Dani Alves também acabou sendo utilizado.

Para saber tudo sobre a Copa do Mundo Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Já classificado, o Brasil atuou na última rodada da fase de grupos, contra Camarões, com um elenco alternativo, o que também ajudou a aumentar o número de atletas utilizados por Tite. Em apenas três jogos na primeira fase, o treinador já havia mandado a campo 25 dos 26 jogadores convocados e a sequência ficou completa na última segunda-feira (05), com a entrada de Weverton no lugar de Alisson.

Nesta edição da Copa do Mundo, até por conta da pandemia dos últimos dois anos, a Fifa autorizou a convocação de 26 jogadores ao invés dos 23 que anteriormente eram permitidos. Mesmo assim, todos acabaram entrando em campo. Em recentes campanhas da Seleção Brasileira, incluindo a de 2018, já com Tite no comando, nem todos os atletas foram utilizados. Na Rússia, por exemplo, apenas Alisson foi utilizado como goleiro, enquanto os reservas Cássio e Ederson não tiveram minutos.

Em outras duas oportunidades, a Seleção Brasileira havia utilizado boa parte do elenco, deixando fora apenas os goleiros, ambas sob comando de Luis Felipe Scolari. Na campanha do penta, em 2002, apenas Dida e Rogério Ceni, reservas de Marcos, não foram a campo. Já em 2014, na Copa do Mundo que foi disputada no Brasil, Jéfferson e Victor não tiveram chances. Felipão utilizou 21 dos 23 convocados nas duas oportunidades.

Com todos os jogadores entrando em campo, o Brasil atinge uma marca que já havia sido conquistada por França, Grécia e Holanda, até então as únicas seleções que usaram todos os convocados de um Mundial. Os fraceses foram os primeiros, mandando a campo os 22 convocados da Copa de 1978. Em 1994, a Grécia também utilizou todos os seus jogadores em apenas três rodadas. A Holanda, em 2014, foi a outra que atingiu o feito e utilizou 23 jogadores em sete partidas.