UFC 282: Blachowicz e Ankalaev empatam; cinturão meio-pesado segue vago
O último pay-per-view do ano do UFC foi realizado na noite deste sábado (10) em Las Vegas (EUA). O UFC 282 teve como atração principal o duelo pelo cinturão vago dos meio-pesados entre Jan Blachowicz e Magomed Ankalaev.
Uma luta bastante disputada e com poucos momentos de grande ação foi o main event do card na T-Mobile Arena. Ao final, um raro empate em decisão dividida dos juízes foi o resultado, o que significa que ninguém saiu do octógono como campeão e a cinta segue vaga.
LEIA TAMBÉM
+ Bellator: Juliana Velasquez é finalizada e perde chance de conquistar cinturão
Como foi a luta
O começo da luta foi na trocação, com os dois lutadores procurando ajustar seus golpes e criar situações de perigo em pé. Rapidamente, o russo passou a ter o controle, colocando uma sequência de esquerda e jab e depois, mais outra sequência de golpes que começou a colocar o ex-campeão dos pesados contra a grade.
Blachowicz foi para o segundo round disposto a reagir e sequência de soco e chute incomodam Ankalaev. A luta se mostrava mais aberta, com o polonês ficando longe do raio de ação do russo, que buscava se aproximar mas dois chutes acabaram quase o derrubando. Na sequência, uma tentativa de takedown de Ankalaev não surte o efeito desejado.
Com a perna lesionada, Ankalaev buscou voltar mais ofensivo no terceiro round e apostando na trocação. Mas Blachowicz ficou mais na defensiva e usava bem os chutes para manter o adversário distante. Logo, o russo conseguiu encaixar bons socos e foi para as quedas na parte final, conseguindo derrubar o ex-campeão, mas sem tempo para impor seu jogo no chão.
O quarto round começou com o russo levando a luta para a grade e tentando pressionar o polonês ali. Depois de uma série de ganchos e uppers, Ankalaev finalmente põe Blachowicz para baixo e tentando trabalhar o wrestling, mas o ex-campeão conseguiu puxar o rival contra a grade e a luta ficou aberta por um momento, mas logo Ankalaev retomou as ações para dominar no solo.
E o russo foi para a tentativa de queda logo no começo do quinto round e a conseguiu. No topo, Ankalaev mantinha o controle e Blachowicz não conseguia escapar da posição de perigo. No ground and pound, o russo mantinha o polonês sem conseguir espaço. Apesar de alguns momentos que até geraram vaias pela falta da ação, Ankalaev foi na cotovelada para machucar e pontuar neste round decisivo. Ao final, a decisão dos juízes acabou até mostrando o resultado de uma luta que muitos viram como disputada: um empate dividido, o que significa que o título meio-pesado segue sem ter um dono.