Topo

Relembre todas as contratações do Botafogo em 2022

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

30/12/2022 08h00

O ano de 2022 foi muito importante para o Botafogo. Após o título da Série B em 2021, o Glorioso virou SAF e foi comprado pelo executivo americano John Textor, que revolucionou a filosofia do clube e investiu em várias contratações ao longo da temporada. Adryelson, Víctor Cuesta, Marçal, Tchê Tchê, Eduardo, Lucas Fernandes, Jeffinho e Tiquinho Soares foram os destaques dentre os contratados.

Adryelson e Víctor Cuesta formaram uma dupla de zaga muito segura no Brasileirão. São zagueiros que se complementam. Enquanto Adryelson é muito bom pelo alto, Cuesta vai bem nas interceptações e desarmes por baixo. Se mantiverem o entrosamento de 2022, os dois tem tudo para serem titulares novamente na temporada que vem.

Fernando Marçal chegou de graça no meio do ano e dominou a lateral-esquerda. Com muita experiência e habilidade, conseguiu administrar bem o lado da zaga e fazer ótimas partidas com a camisa do Botafogo, ajudando também na fase ofensiva.

Tchê Tchê chegou desacreditado pela torcida do Alvinegro, mas se mostrou um ótimo jogador. O volante teve a função de ‘tranquilizar’ a equipe do Botafogo. Era ele que, muitas vezes, aliviava a pressão na zona defensiva e inciava a transição ofensiva. Foi homem de confiança do treinador Luís Castro.

Eduardo e Lucas Fernandes também se destacaram em 2022. Ambos os meias fizeram ótimas partidas. Com muita versatilidade, criaram diversas chances claras de gol e ajudaram o Botafogo a se classificar para a Copa Sul-Americana. Eduardo, infelizmente, se lesionou em outubro e só deve retornar aos gramados no Campeonato Brasileiro de 2023.

Já o jovem Jeffinho foi um verdadeiro achado do clube. Chegou para ser o destaque pela ponta-esquerda. Muito ágil e habilidoso, o jogador foi essencial para dar velocidade ao time. Além disso, Jeffinho também ajudou bastante com seus bons desarmes na intermediária adversária.

O centroavante Tiquinho Soares, que estreou em setembro, foi muito bem com a camisa do Botafogo. Foram oito participações diretas em gols no Brasileirão em 14 jogos. O camisa 9 é muito forte e mostrou ter um pivô diferenciado.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

As grande decepções

Patrick de Paula chegou ao Botafogo na primeira janela de transferências como a contratação mais cara da história do clube. John Textor investiu R$ 30,3 milhões e o volante decepcionou. No Palmeiras, Patrick teve um início no profissional muito promissor, mas se perdeu e ficou sem a vaga entre os titulares.

Em General Severiano, o jovem começou entre os 11 principais, mas não conseguiu mostrar seu bom futebol de forma constante e ficou de fora de várias partidas, terminando o ano no banco de reservas.

Gustavo Sauer também foi uma grande decepção para a torcida botafoguense. O atacante, que estava em alta na Liga de Portugal, chegou ao Botafogo no começo da temporada e não conseguiu ter sequência devido a lesões. A sua melhor partida com a camisa alvinegra foi contra o Ceilândia, na Copa do Brasil, em sua estreia.

VEJA A LISTA COM TODAS AS CONTRATAÇÕES DO BOTAFOGO EM 2022

Goleiros: Lucas Perri;

Zagueiros: Philipe Sampaio, Víctor Cuesta e Adryelson;

Laterais: Saravia e Marçal;

Meio-campistas: Patrick de Paula, Tchê Tchê, Lucas Fernandes, Lucas Piazon, Gabriel Pires, Danilo Barbosa, Gustavo Sauer, Eduardo e Jacob Montes;

Atacantes: Victor Sá, Luis Henrique, Jeffinho, Vinicius Lopes, Erison, Tiquinho Soares e Júnior Santos.

O ano de 2023

Para 2023, Luís Castro e John Textor já estão se planejando para reforçar o plantel. O treinador pediu, como prioridade, de cinco a seis reforços para serem protagonistas no Botafogo ano que vem. Marlon Freitas, volante que se destacou no Atlético-GO, já fechou com o Alvinegro. Além dele, o zagueiro equatoriano Luis Segovia também deve reforçar o Glorioso na próxima temporada.