Topo

Mundo do futebol lamenta morte de Gianluca Vialli; veja repercussão

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

06/01/2023 15h28

O ex-atacante Gianluca Vialli morreu nesta sexta-feira (6), aos 58 anos, em decorrência de complicações causadas por um câncer no pâncreas. Diagnosticado inicialmente em 2017, o próprio Vialli chegou a dizer que estava curado em 2020, mas a doença voltou um ano depois. Nascido em Cremona, norte da Itália, o ex-jogador atuou pela Cremonese, Sampdoria, Juventus e Chelsea, além da Seleção da Itália, com diversos gols marcados, jogos históricos e conquistas lembradas até hoje. Atualmente, Vialli era auxiliar de Roberto Mancini no comando da Squadra Azzurra até a primeira quinzena do último mês de dezembro, quando se licenciou das funções para se dedicar exclusivamente ao tratamento da doença.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.

A notícia abalou o futebol, principalmente a Itália, país onde nasceu e viveu boa parte de sua trajetória como esportista. Jogadores, companheiros de elenco em sua era como profissional e presidentes de órgãos nacionais e internacionais manifestaram sua tristeza e seus sentimentos de pesar ao longo do dia. Durante a rodada do fim de semana do Campeonato Italiano, todos os jogos terão um minuto de silêncio em homenagem póstuma a Vialli.

Gabriele Gravina, presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC)

"Estou profundamente triste. Esperava até o fim que ele pudesse fazer outro milagre, mas me conforta a certeza de que o que ele fez pelo futebol italiano e pela camisa da Azzurra nunca será esquecido. Gianluca Vialli foi uma pessoa esplêndida e deixa um vazio que não pode ser preenchido, na seleção e em todos aqueles que apreciaram suas extraordinárias qualidades humanas."

Lorenzo Casini, presidente da Lega Serie A

"Com profunda dor e comoção, a Lega Serie A se junta à família de Gianluca Vialli, o protagonista indiscutível do futebol italiano e mundial. Gianluca lutou arduamente, deixando uma lição de vida inesquecível, e sempre lembraremos dele como um homem que enfrentou firme uma doença terrível. Ele, assim como Siniša Mihajlovi?, trilhou bravamente um caminho difícil, dando um exemplo que ajudou muito a todos. Foram campeões dentro e fora de campo."

Mauro Balata, presidente da Lega B

"Lamento a morte de Gianluca Vialli, um grande homem do esporte, que tanto deu ao futebol e que fez milhões de italianos se alegrarem. Eu me junto a todos os associados da Lega B à imensa dor da família e de todos os italianos que o amavam."

Marcel Vulpis, presidente interino da Lega Pro

"O mundo do futebol lamenta a morte de Gianluca Vialli. Foi um grande atacante, um técnico apreciado e um grande homem que enfrentou a doença com dignidade e força. Como jogador de futebol, Vialli disputou 20 temporadas como profissional, entre Serie A, Serie B, Serie C, Premier League e copas europeias. Com a Itália, foi medalha de bronze na Copa do Mundo 1990, prata e bronze na Euro Sub-21 em 1984 e 1986. Com a Azzurra, disputou 59 partidas e marcou 16 gols. Como chefe de delegação da seleção italiana, ganhou a Euro 2020. O presidente interino Marcel Vulpis, toda a Lega Pro e seus clubes se reúnem em torno da família de Vialli e expressam suas mais profundas condolências pela morte de Gianluca."

Giancarlo Abete, presidente da Liga Nazionale Dilettanti (LND)

"O presidente Giancarlo Abete, o Conselho Diretivo da LND e todo o mundo amador participam com profunda comoção do luto pela morte de Gianluca Vialli, símbolo autêntico e vitorioso do futebol. Vialli representou e continuará representando uma referência profissional e moral para o esporte e para o mundo do futebol. Para relembrá-lo, a Federação Italiana (FIGC) estabeleceu um minuto de silêncio a ser observado antes de todas as partidas do campeonato de futebol marcadas para o próximo fim de semana até segunda-feira, 9 de janeiro."