STJD absolve Ipatinga e mantém clube no Campeonato Mineiro
O Pleno do STJD julgou nesta terça-feira (31), o caso entre Betim e Ipatinga, que iria decidir qual clube iria disputar a elite do Campeonato Mineiro em 2023. Em um julgamento longo, e com ampla discussão, o Pleno formou maioria para prevalecer a decisão do campo. Por 6 votos à 3, e mesmo com o voto do relator sendo favorável ao Betim, o Ipatinga foi absolvido de qualquer punição e irá se manter no Módulo I deste ano.
O julgamento ocorreu após o clube da Região metropolitana recorrer da decisão do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas (TJD/MG), ao absolver o Tigre da punição da perca de pontos.
Diferentemente do que foi julgado no tribunal Mineiro, que condenou o presidente do Ipatinga, Nicanor Pires, o STJD optou, em maioria, por absolver o dirigente da suspensão de 540 dias e demais punições.
Durante a discussão, o presidente da FMF, Adriano Aro, esteve presente no julgamento, e contestou que teria dificuldades com a continuação do Campeonato, caso houvesse decisão favorável ao Betim, com a alteração dos clubes. Na fala, o presidente contestou a questão do calendário, além de custos já feitos pela entidade.
- Se houver a alteração dos clubes [Ipatinga e Betim], a Federação Mineira de Futebol não terá condições de dar continuidade ao Campeonato Mineiro. (...) precisaremos de um prazo, 70% das equipes do Módulo I têm calendário o ano todo.
Este imbróglio havia criado a possibilidade do Campeonato Mineiro não ser iniciado na data correta, por decisão do STJD. No entanto, após novo julgamento, a competição foi autorizada a começar e os dois times estiveram com suas partidas anuladas até a ordem final.
Com a decisão concreta, o Tigre estreia na terceira rodada do estadual, diante do Atlético-MG, neste Sábado (4) no estádio Ipatingão. O clube entrará na disputa com dois jogos a menos, contra o Villa Nova e Patrocinense, em decorrência da suspensão das partidas anteriores até o resultado final do tribunal. A Federação Mineira deverá marcar os jogos em atraso para datas no meio de semana, no mês de Fevereiro.
O Ipatinga, após a decisão final pelo STJD, publicou uma nota oficial agradecendo o Pleno e sinalizou “receber o resultado com sentimento de justiça”. Confira o comunicado na íntegra:
O Ipatinga Futebol Clube recebeu com alegria e profundo sentimento de justiça a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que, por seis votos contra três (6×3), respeitou o resultado de campo e manteve o clube no Módulo I do Campeonato Mineiro de 2023, o que seguiu entendimento do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG). Também festejamos a absolvição de nosso presidente Nicanor Pires.
Desde o início do imbróglio jurídico provocado pelo Betim, confiamos em nosso departamento jurídico, representado pelo Dr. Lucas Ottoni, e na justiça desportiva brasileira. Sabíamos que, ao longo do processo, a verdade prevaleceria e continuaríamos com a vaga conquistada dentro das quatro linhas.
A partir de agora nosso foco está em disputar a elite do Campeonato Mineiro e dedicarmos todos os nossos esforços para alegrar a torcida, que esteve com o time em todos os momentos. Seguiremos com o trabalho íntegro e sério, cumprindo todas as regras estabelecidas pelas entidades que comandam o futebol brasileiro.
Ipatinga Futebol Clube
31/01/2023
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.