UFC 284: Makhachev derrota Volkanovski e segue campeão dos leves
A noite de sábado (11) foi agitada na Austrália. A cidade de Perth recebeu o UFC 284, segundo pay-per-view de 2023, tendo na luta principal o duelo de campeões envolvendo Islam Makhachev e Alexander Volkanovski.
Talvez para muitos não tenha sido uma performance ao estilo de seu ex-colega de equipe Khabib Nurmagomedov, mas Makhachev fez o bastante para ratificar a posição de campeão da categoria no duelo contra o campeão dos penas do Ultimate.
A luta
Começou com estudo a luta principal do UFC 284, sem muita movimentação ofensiva dos dois lutadores.O primeiro golpe incisivo foi uma direita de Volkanovski que pegou bem em Makhachev, que parecia ficar na dele e esperando a chance de usar seu wrestling para incomodar o australiano, empurrado pela torcida da RAC Arena.
Uma tentativa de queda do russo não há certo e ele tenta com joelhada e leva para o clinche. Daí, derrubou o australiano para começar a usar o jogo de solo tradicional dos lutadores do Daguestão, sem dar moleza para o campeão dos penas. O dono do cinturão dos leves foi para as costas e tentou encaixar a finalização, mas acabou desistindo, ainda que seguisse com o rival em posição de tentar finalizar a luta.
No segundo round, mais um começo sem movimentação mas logo Makhachev botou o australiano para baixo, com Volkanovski conseguindo se defender e se livrar do rival. Em novo clinche, boas joelhadas do russo e o lutador da casa se mantinha tentando travar qualquer tentativa do adversário de novo sufoco. Mas ele próprio quase viu a luta ir para outros caminhos quando uma paulada de esquerda pegou em cheio o campeão dos penas e o balançou.
Sorte de Volkanovski que conseguiu sobreviver enquanto Makhachev foi para o nocaute com upper e joelhada no clinche na parte final do segundo round. A estratégia do russo de paciência seguiu no terceiro round, com o campeão peso-leve se soltando com joelhada, chute no corpo e duas boas de esquerda contra Volkanovski, que foi quedado novamente, mas nada aconteceu no chão.
O duelo seguia sendo muito no clinche, mas a parte final do terceiro round viu Volkanovski mais agressivo e indo para a trocação franca, tentando por duas vezes derrubar o russo, que não ficou no chão. As coisas começaram um pouco mais disputadas no quarto round, com os dois começando a se soltar um pouco mais.
Os melhores golpes eram do russo, que controlava fortemente a distância e, numa tentativa de ataque do australiano, Makhachev respondeu com queda e passou a procurar novamente a finalização, sufocando o lutador da casa. Ao ir para as costas, mais uma vez o campeão dos leves se arranjou para a finalização, sendo travado por Volkanovski. Por ser maior que o rival, o lutador do Daguestão conseguia maior imposição no chão, Enquanto o campeão dos penas provocava e falava, Makhachev terminou o round com dificuldades de encaixar o estrangulamento.
O último round teve o russo encaixando mais socos no australiano, com este não respondendo na mesma moeda. Volkanovski, precisando nocautear ou finalizar para vencer, pôs o pé no acelerador, mas encontrava sempre jogos e joelhadas de Makhachev, este indo para mais uma queda, esta sem render o sucesso.
A luta se tornou mais tensa no segundos finais, quando o australiano conseguiu o quase impossível: derrubar Islam Makhachev. Mas o russo logo conseguiu se posicionar melhor e travou o lutador da casa nos segundos finais da luta. Por conta de todo o domínio, o pupilo de Khabib (e Abdulmanap) Nurmagomedov manteve o cinturão peso-leve consigo na decisão dos juízes.