A história de superação da maratonista suíça que foi marcante para Romário
Para Romário, o maior momento que ele viu no esporte não é uma vitória ou um título. E também não tem nada a ver com o futebol. É a participação da maratonista suíça Gabrielle Andersen nos Jogos Olímpicos de 1984.
"A maior vencedora daquela Olimpíada foi ela”.
Com essa frase, o Baixinho define uma das cenas de superação mais marcantes da história do esporte.
Aos 39 anos, Gabrielle chegou cambaleando à reta final da maratona. Estava fraca, desidratada e não conseguia ficar ereta e andar em linha reta.
“Foi uma coisa que marcou realmente. A determinação, a superação de uma pessoa quando quer conquistar e quando quer chegar. Aquilo é exemplo para qualquer atleta, independente do esporte”, afirma o craque do tetra, ao descrever a força de vontade da suíça.
Gabrielle terminou a maratona na 37ª posição, com o tempo de 2h48min42s, pouco mais de 24 minutos atrás da campeã, a americana Joan Benoit. Acabou à frente de outras sete atletas, entre elas a brasileira Eleonora Mendonça, que foi a última colocada. Outras seis não concluíram a prova.
“Não sei se posso me considerar uma heroína, mas reconheço que aquele se tornou um momento histórico. Era a primeira vez que as mulheres disputavam uma maratona olímpica e isso chamou muito a atenção. Era o momento de provar que nós, mulheres, podíamos competir e, mesmo com alguns problemas, terminar a prova”, declarou Gabriele em entrevista ao UOL Esporte, em 2016.
Ao cruzar a linha de chegada, ovacionada pelo público, a atleta suíça foi amparada pelos médicos. Proporcionou ali uma imagem única no esporte mundial, guardada na memória de milhões de pessoas, inclusive de Romário.
ESPORTE(ponto final)
A entrevista com Romário foi realizada pelo ESPORTE(ponto final), um canal produzido a partir de depoimentos de ídolos sobre os grandes momentos do esporte.
A cada semana, novos episódios serão lançados na página especial do ESPORTE(ponto final). E você também pode acompanhar nas mídias sociais: youtube.com/esportepontofinal e facebook.com/esportepontofinal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.