Brasileiro de Pentatlo começa nesta sexta no Rio de Janeiro
Começará, nesta sexta-feira (08), o Campeonato Brasileiro de pentatlo moderno, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 08 e 10 de dezembro. O torneio ocorrerá na Universidade Castelo Branco, nas modalidades de natação, esgrima e laser-run, e no Centro Nacional de Hipismo, localizado na Vila Militar.+ Compartilhe no WhatsApp+ Compartilhe no Telegram
Além disso, a competição contará com três dos seis representantes brasileiros que estiveram presentes nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. A equipe do SC Magnólia, em parceria com o Projeto Penta Jovem, traz William Muinhos (2º do ranking), Gabriel Sasaqui (3º) e Stephany Saraiva (3ª).
Outros destaques são o atual campeão e o vice brasileiro na categoria absoluto - Matheus Nobre e Victor Aguiar, quarto e quinto do ranking, respectivamente. O medalhista de bronze no ano passado, Felipe Nascimento, retorna ao circuito. Os atletas mais jovens também devem brigar por medalhas na competição, como os pernambucanos João Victor Acioly, Rômulo Bandeira e Clara Bezerra, e os cariocas Nicholas Medeiros e Maria Eduarda Costa.
Sobre a competição
Assim, o Brasileiro será disputado nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15, que realizarão a competição no formato triatlo (natação, tiro e corrida). Já os atletas das categorias Sub-17 e Absoluta, incluindo as classes Jovem A (Sub-19), Júnior (Sub-22) e Sênior (acima de 22 anos), realizam a competição no formato tetratlo (esgrima, natação, tiro e corrida) na fase semifinal. Por fim, os competidores da categoria Absoluto que se classificarem para a final, competem no formato pentatlo moderno com a inclusão da prova de hipismo.
Ao todo, serão 90 inscrições com 81 atletas presentes nesta edição de Brasileiro. Dessa forma, o Rio de Janeiro terá a maior equipe da competição com 36 competidores, seguido de Recife (19), Colégio Militar de Curitiba (8), Colégio Militar de Belo Horizonte (6), Comissão de Desportos do Exército (4), Santos (3) e o Colégio Militar de Recife e Tênis Clube de Campinas, ambos com um representante.
*Com informações da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno
Deixe seu comentário