Decisão da sede do Pan de 2027 fica entre Lima e Assunção
01/02/2024 21h11
Agora é oficial. A Panam Sports emitiu uma nota oficializando a candidatura de Lima, no Peru, e Assunção, no Paraguai, para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2027. Anteriormente previsto para Barranquilla, a entidade organizadora do esporte no Continente retirou o direito da cidade colombiana de sediar o evento por conta de repasses financeiros atrasados.
"Estamos muito felizes com a candidatura destas duas grandes cidades do nosso Continente. Ambas cumpriram o prazo especificado e os requisitos solicitados no processo e, em março, a Assembleia Geral terá a oportunidade de votar a favor que considera melhor sediar os vigésimos Jogos Pan-Americanos da história", Neven Ilic, presidente da Panam Sports.
Relacionadas
Antes mesmo do cancelamento dos Jogos em Barranquilla, já se especulava as possíveis sedes dos Jogos Pan-Americanos. Em Santiago, no Chile, sede da última edição, São Paulo anunciou sua candidatura para o evento em 2031. Contudo, em entrevista ao GE, a secretária de Relações Internacionais Marta Suplicy afirmou que a capital paulista poderia se antecipar caso a cidade colombiana não fosse mais sede.
A Panam Sports determinou que na última quarta-feira (30) seria o fim prazo para as cidades interessadas em receber o evento daqui a três anos formalizarem sua intenção. Apesar do interesse, São Paulo não enviou a carta de compromisso para a entidade e não entrou no páreo.
Lima e Assunção
Com São Paulo fora da disputa, Assunção ou Lima devem receber os próximos Jogos Pan-Americanos. A capital do Paraguai foi sede dos últimos Jogos Sul-Americanos realizados em 2022 e ainda vai receber o Pan Júnior no próximo ano. Enquanto isso, a capital peruano sediou o Pan em 2019 e quer receber o evento novamente.
YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, E FACEBOOKA definição da próxima sede do Pan de 2027 está marcada para o dia 12 de março, quando acontece a Assembleia Extraordinária do Comitê Executivo da Panam Sports. As cidades deverão fazer uma apresentação de 40 minutos e, em seguida, os membros prosseguir com a votação.