Ana Paula Vergutz é prata e conquista vaga à Olimpíada
25/04/2024 13h52
Ana Paula Vergutz garantiu, nesta quinta-feira (25), a quinta vaga na canoagem brasileira para os Jogos Olímpicos Paris 2024 (K1 500m). A conquista veio através da medalha de prata no Campeonato Pan-Americano de Canoagem de Velocidade e Qualificatória Olímpica das Américas 2024, sediado na Flórida, nos Estados Unidos. Ana Paula percorreu os 500 metros em 1min52s881, chegou em segundo lugar e carimbou o passaporte para Paris!
Na final do K1 500m, a brasileira chegou atrás apenas da argentina Brenda Rojas, que completou o percurso em 1min51s376, ambas garantiram a cota olímpica. Já a Daylen Rodriguez, da Cuba, cruzou a linha de chegada em menos de um segundo atrás de Ana Paula, e ficou em terceiro lugar mas sem vaga em Paris. Esta é a primeira classificação de Ana Paula Vergutz, de 35 anos, aos Jogos Olímpicos. Ela se junta a Valdenice como as primeiras brasileiras a se classificarem pela canoa e caiaque, respectivamente, para a competição. Esta será a segunda Olimpíada que Ana Paula participa. No Rio 2016, a brasileira conquistou internamente a vaga que já estava assegurada para o país.
"Mais uma vaga Olímpica para o Brasil. Estou muito feliz, e quero agradecer a torcida de todos que acompanharam essa trajetória de muito trabalho até essa classificação". Comemorou Ana Paula Vergutz.
Filipe Vieira é ouro!
Já pela disputa do C1 500m masculino, Filipe Vieira representou o Brasil e conquistou a medalha de ouro na competição. O brasileiro cruzou a linha de chegada com o tempo de 1min47s166, pouco mais de um segundo à frente do cubano Fernando Jorge, medalhista de ouro do C-2 1000m em Tóquio. O argentino Aramis Caleb completou o pódio com o tempo de 1min50s219. A categoria, no entanto, não valia classificação aos Jogos de Paris 2024.
Cinco vagas para o Brasil!
Além de Ana Paula, o Brasil tem mais quatro vagas asseguradas nos Jogos Olímpicos. Isaquias Queiroz foi o primeiro brasileiro garantido em Paris, ele se classificou no C1 1000m após realocação de vagas. Por sua vez, Filipe Vieira e Jacky Godmann se sagraram campeões do C2 500m do Pan-Americano e asseguraram uma cota para o país na categoria (eles não serão necessariamente os representantes do Brasil). Por fim, Valdenice Conceição, garantiu a vaga ao conquistar a medalha de ouro no do C1 200m no Pan-Americano. Enquanto Vagner Souta se classificou após o bronze no K1 1000m.