Raissa Machado bate recorde e leva o ouro no dardo no Mundial de Atletismo
Pode tocar o hino nacional no Japão! Na primeira sessão do quinto dia de disputa do Mundial de atletismo paralímpico de Kobe, a brasileira Raissa Machado conquistou a medalha de ouro na prova de lançamento de dardo para a classe F56. Agora, o Brasil chegou na marca de 21 medalhas, sendo 13 de ouro, cinco pratas e três bronzes.
Penúltima atleta a entrar em ação na decisão da prova, Raissa iniciou sua campanha com um ótimo 24,19m no primeiro lançamento. Depois, ela emplacou duas queimas e uma marca de 23,26m. Já na quinta tentativa, a brasileira melhorou a distância para 24,22m, estabelecendo um novo recorde do campeonato e ficando com o título da disputa. No ano passado, ela havia terminado com a prata, sendo superada pela letã Diana Krumina (hoje ausente do torneio). A iraniana Hashemiyeh Motaghian (22,74m) e a chinesa Lin Sitong (22,68m) completaram o pódio da edição de 2024.
Na outra final da sessão do Mundial de atletismo envolvendo uma brasileira, Aline Rocha terminou na quinta posição na decisão dos 1500m para a classe T54. Ela completou o percurso de quase quatro voltas na pista no tempo de 3min34s97. A grande campeã foi a chinesa Zhou Zhaoqian, ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020, com a marca de 3min33s86. Tian Yajuan (3min33s91), também da China, ficou em segundo, enquanto a alemã Merle Marie Menje (3min34s19) levou o bronze.
Três brasileiros avançam às finais
Além do título de Raissa, outros brasileiros brilharam nas pistas da cidade de Kobe e se classificaram às finais das suas respectivas provas. Nos 400m para a classe T47, Fernanda Yara e Maria Clara Augusto avançaram à decisão. A primeira venceu a sua bateria com o tempo de 58s14 e terminou com a melhor marca entre todas as classificadas. Já Maria, anotou 1min00s42, seu recorde na temporada, e acabou no quinto lugar geral.
Do mesmo modo, nos 400m masculino para a classe T37, Bartolomeu da Silva Chaves também garantiu seu lugar na disputa por medalhas da prova. Ele fechou sua participação na classificatória com o tempo de 53s00, liderando o grupo de classificados à final. Aos 22 anos, o jovem brasileiro foi medalhista de bronze no Mundial de Paris-2023.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.