Bia Tavares e Verthein remam em Copa do Mundo na Polônia
13/06/2024 17h11
Nesta semana, acontece a terceira etapa do ano da Copa do Mundo de remo em Ponzan, na Polônia. Entre os atletas inscritos na competição estão Bia Tavares e Lucas Verthein, dupla que vai representar o Brasil nos Jogos Olímpicos Paris-2024. A competição começa nesta sexta-feira (14) e vai até domingo.
A etapa de Ponzan será a última grande regata internacional de preparação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Bia Tavares e Lucas Verthein, ambos atletas do Botafogo, irão competir no skiff simples, a mesma prova onde estão classificados para a Olimpíada.
"Essa Copa do Mubndo é a última competição internacional que vou participar antes dos Jogos Olímpicos. Isso faz com que seja muito importante. Minha participação na última Copa do Mundo não foi muito boa. Eu não estava me sentindo vem e não consegui fazer o que vinha fazendo nos treinos. Mas essas coisas fazem parte. Então, a hora de errar é agora. Eu preciso estar pronta para os Jogos. Como é a minha primeira Olimpíada, essas competições são uma forma de lapidar o que vou fazer nos Jogos Olímpicos", disse Bia Tavares.
Alexandre Xoxô, coordenador de remo do Botafogo e técnico de Bia irá acompanhar os brasileiros na Copa do Mundo da Polônia. "Estou muito otimista com uma grande apresentação de Lucas e Bia na Copa do Mundo. Eles foram muito bem nos treinos, estão alegres e em boa forma. Sabemos que não é nada fácil. É a última regata antes da Olimpíada. Todos os países estão com os seus melhores remadores. É muito prazeroso que estamos aqui com dois remadores do Brasil sendo atletas do Botafogo", afirma Xoxô.
Momento de testar
Na sua bateria das eliminatórias, às 6h55 desta sexta (horário de Brasília), Lucas terá como adversários o irlandês Konan Pazzaia, o japonês Ryuta Arakawa, o tunisiano Mohamed Taieb e o paraguaio Javier Insfran, este um velho conhecido em torneios nas Américas. Só o primeiro de cada bateria avança direto para a semifinal.
"Os demais ainda têm a chance de buscar vaga para a semifinal numa repescagem três horas depois, com os dois primeiros de cada uma das quatro baterias se classificando. É a última competição antes de Paris, mais um grande momento para eu me testar, buscar minha evolução, de querer ser cada vez mais veloz e de levar o Brasil ao lugar mais alto possível. É sempre uma sensação de orgulho representar nossa bandeira e mais de 230 milhões de pessoas", disse.