De olho em Paris, atletas são campeões na paraesgrima

Competição mais importante do calendário nacional, que serve também como aquecimento para os Jogos Paralímpicos de Paris, o Campeonato Brasileiro de Paraesgrima teve seu primeiro dia de disputa nesta terça-feira (25), em São Paulo. Dos sete atletas que defenderão nossas cores na capital francesa, seis deles foram à pista no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB) e faturaram títulos nacionais: Jovane Guissone no florete B; Carminha Oliveira na espada A; Mônica Santos na espada B; Kevin Damasceno na espada A; Rayssa Veras no sabre A; e Vanderson Chaves no sabre B.

Jovane Guissone arrasador no florete B

No florete B masculino, sua segunda arma, Jovane Guissone (Paulistano/SP), mostrou um ritmo avassalador desde as pules. Ganhou vários duelos sem sofrer toques até chegar na final contra Vanderson Chaves, do Grêmio Náutico União/RS. E com mais um desempenho arrasador, venceu por 15 a 1 para faturar a medalha de ouro.

"Desde a pule entrei bem focado. Tudo o que treinei consegui aplicar na competição. O florete é minha segunda arma, mas com ele eu também tenho chance de medalha em Paris", disse Jovane, que na próxima semana embarca para disputar a Copa do Mundo de Paraesgrima na Polônia, seu último teste antes dos Jogos Paralímpicos. 

Carminha, Mônica e Kevin vencem na espada

A decisão da espada A feminino também reuniu atletas que irão aos Jogos Paralímpicos: Carminha Oliveira (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná/PR) e Rayssa Veras (Paulistano/SP), duas tradicionais rivais em pista. Desta vez, quem levou a melhor foi Carminha, por 15 toques contra 12, faturando o título brasileiro.  

Na espada B feminino a campeã foi Mônica Santos, do Grêmio Náutico União/RS. No duelo decisivo ,então, protagonizou um combate muito equilibrado com Rudineia Manica, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná/PR, vencido por 15 toques contra 10.

No masculino, o título da espada A ficou com Kevin Damasceno (Grêmio Náutico União/RS), que também estará em Paris. A medalha de ouro, todavia, veio com uma difícil vitória por 15 a 14 sobre Moacir Ribeiro, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná/PR.

Rayssa e Vanderson são campeões no sabre

No sabre A feminino, a medalhista de ouro foi Rayssa Veras, atleta que disputará em Paris sua primeira edição de Jogos Paralímpicos. Representando o Paulistano/SP, ela derrotou na final a gaúcha Mônica Santos (que já conquistara o título na espada B), por 15 a 5.

Continua após a publicidade

Por fim, na última competição do dia, o sabre B masculino, Vanderson Chaves (Grêmio Náutico União/RS) faturou o ouro vencendo Izaías Monteiro da Silva, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná/PR, por 15 a 6.  "Foi sensacional terminar o dia assim. Me preparei muito para isso e fico muito feliz. Quem sabe dá para trazer uma medalha lá de Paris", comentou Vanderson.

Deixe seu comentário

Só para assinantes