José Neto deixa comando da seleção feminina de basquete

José Neto não é mais o técnico da seleção brasileira de basquete feminino. Ele pediu desligamento do cargo junto à Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que aceitou a solicitação nesta quinta-feira (27). Em publicação em sua rede social, o treinador atribuiu sua decisão à recente demissão do preparador físico Diego Falcão, que se manifestou contrário ao aborto em meio à discussão do PL Antiaborto na última semana.

"Diante dos últimos acontecimentos envolvendo o preparador físico da seleção brasileira feminina de basquetebol Diego Falcão, profissional com quem trabalho há 17 anos e sempre escolhi para estar comigo nos últimos clubes e seleções em que fui o treinador; também seguindo os princípios e valores da minha fé, da que devo tudo o que sou e tenho, quero comunicar que hoje deixo meu cargo de treinador da seleção brasileira feminina de basquete", escreveu Neto.

Neto assumiu a seleção brasileira em 2019, em um projeto de reconstrução do basquete feminino nacional, que vinha passando por momentos turbulentos. Ao longo dos cinco anos a frente da equipe, ele foi bicampeão dos Jogos Pan-Americanos (Lima-2019 e Santiago-2023) e venceu a AmeriCup e o Sul-Americano. Por outro lado, falhou nas duas oportunidades de se classificar para os Jogos Olímpicos, em Tóquio-2020 e em Paris-2024.

O caso

Desde quando assumiu a seleção, o treinador mantinha Diego Falcão em sua comissão. O preparador físico foi demitido no último sábado (22), após a repercussão negativa de falas contra o aborto. O "estopim" foi um post compartilhado de um padre que falava que uma mulher que fica grávida a partir de um estupro é uma 'benção'.

"Eu não sei como você foi concebido, se em pecado, não sei se nasceu de um estupro ou de um casamento sacramentado, não me importa. Desde toda a eternidade Deus sonhou com você! A vida não é um fardo, meu irmão, é uma benção", dizia a publicação compartilhada pelo preparador físico, que depois fez mais comentários contra o aborto.

O posicionamento e as falas irritaram as jogadoras da seleção brasileira, que ficaram desconfortáveis com a situação. Várias jogadoras se manifestaram contra as falas do profissional, incluindo Damiris Dantas, uma das principais representantes das últimas gerações. A pressão gerou o desligamento de Diego por parte da CBB.

Próximo compromisso da seleção brasileira

Sem contar com José Neto, a Confederação Brasileira de Basquete se programa para anunciar uma nova comissão técnica. O próximo compromisso da seleção brasileira de basquete feminino será o Torneio de Pré-Qualificação para a Copa do Mundo de 2026, que acontecerá entre 19 e 25 de agosto, logo após os Jogos Olímpicos - para o qual o Brasil não está classificado.

Continua após a publicidade

"Serei eternamente grato à minha Comissão Técnica, mais especificamente aos meus assistentes diretos João Camargo e Virgil Lopez e, logicamente, ao preparador físico Diego Falcão, assim como a todas as pessoas que fizeram parte deste grupo de trabalho em seus mais diversos setores. Também, todo o sentimento de gratidão a cada atleta que fez parte desta nossa jornada e que não mediu esforços para elevar ainda mais o nível do basquete feminino brasileiro", concluiu o treinador.

Deixe seu comentário

Só para assinantes