Convocação de Arthur Elias para Paris-2024 tem data definida

A convocação da seleção brasileira de futebol feminino para os Jogos Olímpicos Paris-2024 já tem data definida. O técnico Arthur Elias divulgará as 18 jogadoras que representarão o Brasil na competição dez meses após o dia que foi anunciado como treinador e comunicou sua primeira lista. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou neste sábado (29) que o evento ocorrerá na próxima terça-feira (2), às 13h (horário de Brasília), no auditório da sede da entidade máxima da modalidade, no Rio de Janeiro.

Além das 18 atletas, Arthur Elias informará também as quatro jogadoras suplentes. Antes do embarque ao país-sede dos Jogos Olímpicos, o elenco ficará concentrado na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), a partir do dia 4 de julho (quinta-feira). A delegação da seleção brasileira de futebol feminino viaja para Bordeaux, lugar que servirá como base, no dia 17 (quarta-feira). No período no cargo, o técnico fez seis convocações e chamou, no total, 52 atletas.

Quatro jogadores surgem como as principais favoritas a figurarem na lista final para os Jogos de Paris-2024. A zagueira Antônia, a lateral-esquerda Yasmin, a meio-campista Duda Sampaio e a atacante Gabi Portilho estiveram presentes nas seis convocações de Arthur Elias. Quem também têm grandes chances são as atletas que foram selecionadas em cinco das seis listas: Luciana (goleira), Rafaelle (zagueira), Tamires (lateral-esquerda), Bia Zaneratto, Adriana e Marta (atacantes).

Caminho do Brasil em Paris-2024

A seleção brasileira de futebol feminino está no Grupo C dos Jogos Olímpicos Paris-2024. O Brasil estreia na competição diante da Nigéria, no dia 25 de julho (quinta-feira), em Bordeaux, às 16h (horário de Brasília). Em seguida, o time comandado pelo técnico Arthur Elias enfrenta o Japão, no dia 28 (domingo), em Paris, às 12h (horário de Brasília). Finalizando a etapa de grupos, no dia 31 de julho (quarta-feira), o selecionado verde-amarelo volta a Bordeaux para duelar contra a Espanha, às 12h (horário de Brasília).

Além das seleções do grupo C, também disputam a Olimpíada na capital da França as donas da casa, Colômbia, Canadá e Nova Zelândia, na chave A, e Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Zâmbia, na chave B. O Brasil se classificou para Paris-2024 com a conquista do título da Copa América 2022, em Bucaramanga (COL). Na ocasião, a seleção brasileira venceu a Colômbia por 1 a 0, ganhando seu oitavo troféu da competição continental.

Em abril, uma comitiva da seleção brasileira encerrou as inspeções para os Jogos de Paris-2024. O grupo começou as visitas em Nantes, um dos possíveis locais onde o Brasil jogará caso avance para as próximas etapas da competição. Em seguida, Cris Gambaré, coordenadora técnica de seleções femininas, o técnico Arthur Elias e a supervisora Amanda Storck estiveram no estádio Parque dos Príncipes, em Paris, palco do jogo com o Japão. Por fim, visitaram o estádio de Bordeaux, em Bordeaux, local dos duelos com Nigéria e Espanha.

Formato de disputa

O torneio de futebol dos Jogos de Paris-2024 começa no dia 25 de julho e a decisão está marcada para 10 de agosto. Ao todo, serão 12 times, com 18 jogadoras por delegação. A competição acontecerá em sete cidades francesas: Paris, Saint-Étienne, Nantes, Nice, Bordeaux, Lyon e Marselha. Os dois melhores de cada grupo, além dos dois melhores terceiros, avançarão para a fase eliminatória. Em seguida, os times competirão nas quartas de final, semifinais, disputa pelo terceiro lugar e final.

Deixe seu comentário

Só para assinantes