Prefeita de Paris cumpre promessa e também nada no Sena

Depois de muitos adiamentos, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, enfim cumpriu sua promessa e nadou no Rio Sena na manhã desta quarta-feira (17), a nova dias da abertura dos Jogos Olímpicos. Com a companhia de Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador dos Jogos, ela quis mostrar que as águas do rio estão em condições de receber as provas da maratona aquática e do triatlo no megaevento.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

O mergulho aconteceu próximo ao Hotel de Ville, sede da prefeitura de Paris, em uma manhã ensolarada e com a água a 20ºC. Anne Hidalgo pulou na água trajando uma roupa de mergulho preta e óculos de natação. Ela nadou cerca de 100 metros no estilo crawl, sendo assistida por diversos espectadores que estavam próximo ao local, além de diversos profissionais da imprensa.

Além da prefeita e do campeão olímpico Tony Estanguet, também entrou no rio Marc Guillaume, representante do governo para a região Île-de-France, onde se localiza a cidade-sede dos Jogos Olímpicos. Este mergulho aconteceu cinco dias depois que a ministra do Esporte da França, Amélie Oudéa-Castéra, nadou no Sena para comprovar a boa qualidade da água.

PROMETEU E CUMPRIU! 🏊

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, cumpriu sua promessa e nadou no Rio Sena na manhã desta quarta-feira (17), a nove dias da abertura dos Jogos Olímpicos.pic.twitter.com/bpU7TC3O3l

— Olimpíada Todo Dia (@otd_oficial) July 17, 2024

Momento simbólico

A natação no Sena foi proibida em 1923 devido à poluição. Desde então, políticos franceses prometeram tornar o rio novamente navegável, mas isto nunca aconteceu. Por conta dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o projeto de despoluição foi reativado pela organização e pela prefeitura da cidade, desta vez em um ritmo mais acelerado.

Há algumas semanas, ainda havia a preocupação para saber se o rio estaria apto para receber as disputas da maratona aquática, do triatlo e do paratriatlo nos megaeventos, uma vez que os níveis de poluição da água ainda estavam muito altos. No entanto, uma nova análise na última semana concluiu que o rio está em condições para a realização do evento.

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, em que as delegações navegarão em barcos no Rio Sena, acontecerá em 26 de julho. As provas do triatlo ocorrerão nos dias 30 e 31 de julho, enquanto as da maratona aquática serão em 8 e 9 de agosto. A Paralimpíada começa em 28 de agosto, sendo que as disputas do paratriatlo serão 1º e 2 de setembro.

Deixe seu comentário

Só para assinantes