Tour de France faz prévia da disputa do ciclismo em Paris

Faltando poucos dias para o início dos Jogos Olímpicos de Paris, a França vive a reta final de uma de suas competições mais tradicionais. Maior evento do ciclismo mundial, o Tour de France reúne os principais atletas do ciclismo estrada. E vários nomes que estão na disputa desse ano irão disputar a Olimpíada que começa no dia 26 de julho. O Tour de France está nas suas etapas finais, coroando um novo campeão no domingo (21).

Por conta dos Jogos Olímpicos, o Tour de France tem seguido uma rota diferente neste ano e, pela primeira vez em 111 anos, a competição não irá passar por Paris, para não afetar a preparação para a Olimpíada. Assim, ao invés da tradicional chegada na Champs Elyseé, a etapa final será disputada na costa do Mar Mediterrâneo, com o estágio final iniciando em Mônaco e terminando na cidade de Nice, que receberá jogos de futebol durante os Jogos Olímpicos.

A competição é atração diária da ESPN 3 e Disney+ durante as manhãs. Etapa final, com a chegada em Nice terá transmissão ao vivo no domingo (21) a partir do meio-dia, no horário de Brasília.

Os campeões do Tour na Olimpíada

No histórico das competições, 9 atletas campeões do Tour de France alcançaram o pódio olímpico nas provas de estrada e de pista. O principal deles é o britânico Bradley Wiggins, dono de oito medalhas olímpicas sendo cinco de ouro. Ele foi campeão do Tour de France em 2012, sendo homenageado alguns dias após vencer o evento na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos daquele ano, que aconteceram em Londres. Ao todo, 18 vezes um campeão do Tour de France subiu no pódio olímpico:

Bradley Wiggins - 5 ouros / 1 prata / 2 bronzes
Geraint Thomas - 2 ouros
Jan Ullrich - 1 ouro
Joop Zoetemelk - 1 ouro
Miguel Induráin - 1 ouro
Chris Froome - 2 bronzes
Tadej Pogacar - 1 bronze
Octave Lapize - 1 bronze
Jacques Anquetil - 1 bronze

Para os Jogos de Paris, as grandes estrelas do Tour de France já estão confirmadas para representar seus países. Atual líder da classificação geral, Tadej Pogacar participará com a Eslovênia. O líder da camisa verde, Biniam Girmay, estará com a Eritreia. Por fim, o líder da camisa branca, Remco Evenepoel, foi confirmado na equipe da Bélgica.

O Brasil não tem representantes no Tour de France, mas irá contar com dois atletas nos Jogos Olímpicos de Paris na prova de resistência do ciclismo estrada. Tota Magalhães, que se destacou recentemente no Giro D'Itália, irá competir no feminino, enquanto Vinicius Rangel disputará a prova masculina.

Deixe seu comentário

Só para assinantes