Brasil ganha mais uma vaga e chega a 280 atletas na Paralimpíada
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) aceitou um convite feito pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC) nesta sexta-feira (16) e garantiu mais uma vaga no atletismo para os Jogos de Paris-2024. A alagoana Marivana Nóbrega, da classe F35 (paralisados cerebrais), foi a atleta beneficiada. Com isso, o Brasil chega à marca de 280 atletas classificados para a Paralimpíada, que se inicia em 28 de agosto.
Atleta do IEMA (Instituto Elisângela Maria Adriano), de São Caetano do Sul (SP), Marivana Nóbrega recebeu um convite nominal do IPC para participar do megaevento. Especialista no arremesso de peso, ela foi medalhista de prata em Tóquio-2020 e de bronze na Rio-2016. Ela também obteve medalhas de bronze nos Mundiais de Dubai-2019 e de Doha-2015, além de um bronze no Parapan de Lima-2019.
Com a vaga extra, o Brasil aumentou ainda mais o recorde de participação na história dos Jogos Paralímpicos fora do país. Agora, são 255 atletas com deficiência na delegação brasileira na capital francesa. Ao todo, também foram convocados 19 atletas-guia (18 no atletismo e um no trialo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo, totalizando 280 competidores na capital francesa.
Maior delegação no exterior
Esta já é a maior delegação brasileira em uma Paralimpíada no exterior. A marca supera a de Tóquio-2020, quando 259 atletas estiveram presentes. O recorde total do país foi na Rio-2016, com um total de 278 atletas com deficiência, além de atletas-guia, goleiros e calheiros em todas as 22 modalidades já classificadas automaticamente pelo fato de ser país-sede.
O atletismo já era a modalidade com a maior quantidade de convocados para Paris 2024. Com a classificação de Marivana Nóbrega, terá 71 atletas e 18 atletas-guia. É o esporte em que o Brasil mais conquistou medalhas em Jogos Paralímpicos. Ao todo, o país já faturou 170 medalhas na história da competição somando os pódios das provas nas pistas e no campo - foram 48 de ouro, 70 de prata e 52 de bronze.
Deixe seu comentário