João Fonseca perde a final do quali e se despede do US Open

Sonho adiado! Não foi desta vez que João Fonseca se classificou para a chave principal de um Grand Slam. Nesta quinta-feira (23), o jovem carioca que recém completou 18 anos perdeu a final do qualificatório do US Open. A vaga ficou com o estadunidense Eliott Sppizziri, que venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 [8] e 6/7 [5] e 6/4 em 2h37.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Apesar da eliminação, vale destacar que a campanha de João Fonseca no torneio já foi histórica. Ao vencer duas partidas no qualificatório do US Open, o brasileiro se tornou o primeiro sul-americano sub-18 a vencer um jogo de Major desde o argentino Juan Martín Del Potro, em 2006.

Para chegar na final do quali, o carioca precisou vencer duas partidas. Na primeira superou o eslovaco Lukáš Klein (109º) de virada por 2 a 1 (4/6, 6/4 e 6/2). Em seguida, passou fácil pelo francês Calvin Hemery por 2 sets a 0 (6/4 e 6/3). Por fim, para o confronto desta quinta-feira (22), Fonseca decidiu a vaga para a chave principal do US torneio diante do tenista número 343 do mundo.

O jogo

Em partida eletrizante e cheia de altos e baixos, Eliott Sppizziri soube controlar os momentos de maiores dificuldades mentais para levar a vitória. No primeiro set, o brasileiro saiu na frente com um quebra de serviço. Sppizziri devolveu de imediato, mas sofreu mais uma quebra de Fonseca, que abriu 3 a 1 na parcial. No entanto, o estadunidense novamente devolveu a quebra e ganhou confiança na partida. Os dois tenistas confirmaram seus saques até chegar na disputa do tie-break. Por lá, ambos trocaram vantagens até que Sppizziri venceu por 10 a 8 para abrir o placar nas parciais.

Se o primeiro set foi com emoção, o segundo foi de roer as unhas. Isso porque o tenista da casa quebrou o saque de Fonseca no início da parcial e abriu 4 a 1 no placar, que logo se transformou em 5 a 2. Tudo indicava que Sppizziri levaria a vitória naquele momento, mas o brasileiro não se abalaou. João reagiu bem e devolveu uma quebra para encostar em 4 a 5. Então, sacando para o empate, o brasileiro saiu atrás em 0-40, salvou quatro match-points e empatou a parcial em 5 a 5. Novamente a disputa foi para o tie-break. Porém, desta vez, quem se deu melhor foi Fonseca, que venceu por 7 a 5.

Por fim, no terceiro e último set, Sppizziri conquistou uma quebra logo no primeiro game e sustentou a vantagem até o final para vencer em 6 a 4 e levar a vitória em casa.

Deixe seu comentário

Só para assinantes