Mathieu Desnos conquista a prata no K1 da Copa do Mundo Final
20/09/2024 13h11
O brasileiro Mathieu Desnos conquistou a medalha de prata na disputa do K1 da etapa final da Copa do Mundo de canoagem slalom, em La Seu d'Urgell, na Espanha, nesta sexta-feira (20). Ele teve uma descida impecável na final, marcou 88s80 e ficou atrás apenas do tcheco Jiri Prskavec. Francês naturalizado, Mathieu obteve seu primeiro pódio em uma competição mundial representando o Brasil.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Relacionadas
Mathieuteve uma jornada dupla nesta sexta-feira para conseguir a inédita medalha. Depois de ser o 18º colocado na classificatória na véspera, ele disputou a semifinal logo pela manhã. O brasileiro de 30 anos teve um toque em uma das balizas, mas marcou 90s83 e ficou em quinto lugar empatado com o francês Anatole Delassus, se garantindo na final, disputada horas mais tarde.
Como foi a final
Pela grande decisão, Mathieu foi o quinto atleta a fazer sua descida. Ele fez uma trajetória limpa, sem cometer falhas e conseguiu concluir o percurso em 88s80, apenas cinco centésimos a frente do italiano Giovanni de Gennaro, que era o líder até então. Assim, o brasileiro assumiu a liderança e precisou aguardar os últimos cinco competidores para saber sua posição final.
Anatole Delassus e o esloveno Peter Kauzer fizeram marcas piores que a do brasileiro e ele permaneceu em primeiro lugar. Logo em seguida, porém, o tcheco Jiri Prskavec foi rápido em sua aparição e marcou 87s47 para roubar o posto de Mathieu. Mais rápidos da semifinal, o francês Titouan Castryck e o italiano Xabier tiveram toques nas balizas na final e não ultrapassaram o brasileiro, que assim ficou com a medalha.
TWITTER, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKYMathieu Desnos ficou com a prata, atrás de Jiri Prskavec, que foi ouro, e a frente de Giovanni de Gennaro, que levou o bronze. É a primeira medalha de Mathieu em Copas do Mundo de canoagem slalom representando o Brasil. Antes, seu melhor resultado havia sido um quarto lugar em Pau, na França, em 2020. Ele nasceu na França, mas veio para o Brasil após iniciar um namoro com Ana Sátila. O canoísta se naturalizou brasileiro e passou a competir pelo país em 2019.