Marquinhos e Ana Luiza renovam domínio no recurvo do Brasileiro

Os dois representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, Marcus D'Almeida e Ana Luiza Caetano, foram os campeões no recurvo individual masculino e feminino do Brasileiro de tiro com arco. Ana Luiza Caetano, vale dizer, sagrou-se tricampeã, e Marquinhos venceu o torneio pela 11ª vez consecutiva. A 50ª edição do Brasileiro de tiro com arco foi realizada em Salvador, na Bahia, de quarta (25) a sábado (28).

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

No torneios por equipes masculina, feminina e mista, o Disparada Brasil, clube de Marquinhos e Ana Luiza tomou conta das três competições. Além do recurvo, a única modalidade olímpica, o Brasileiro de tiro com arco conheceu os campeões nos arcos composto e barebow no individual masculino, feminino e nas equipes masculina, feminina e mista.

Undecacampeão

Marcus D'Almeida, nono lugar em Paris-24, foi campeão em Salvador ao vencer Matheus Gomes na final por 7 a 1, com 29/28, 29/25, 28/28 e 27/26 nas parciais. Marquinhos já havia sido o primeiro colocado na fase de ranqueamento com 672 pontos. Na eliminatória, venceu Giovanni Muniz por 6 a 0 na primeira rodada, repetiu o placar contra Vitor de Assis na segunda e depois aplicou 7 a 1 em Leonardo Oliveira pelas oitavas de final. Nas quartas, bateu Marcos Bortoloto por 6 a 4 e na semifinal derrotou Jhonata dos Reis por 7 a 1. Na disputa do bronze, Jhonata perdeu para Matheus Zwick por 6 a 2.

Ana Luiza Caetano

No feminino, Ana Luiza Caetano, também nona colocada em Paris, foi a segunda da fase de ranqueamento do Brasileiro de tiro com arco. Marcou 611 pontos contra 620 de Natalie de Souza. Na final, Ana Luiza deu o troco batendo a adversária por 7 a 3, parciais de 22/26, 25/23, 27/27, 25/24 e 27/22. Para chegar na final, passou por Alice Simões por 6 a 0 na segunda rodada - não precisou competir na primeira - fez outro 6 a 0 contra Djwlyana Nascimento nas oitavas, nas quartas bateu Gabriela Braga por 6 a 4 e, na semi, aplicou 6 a 0 em Isabelle Estevez. Isabelle foi bronze após bater Graziela dos Santos por 6 a 0.

Melhor disparado

Nas três disputas por equipes do recurvo no Brasileiro de tiro com arco, o Dispara Brasil, do Rio de Janeiro, não só venceu todas como ficou com a segunda colocação no feminino e na mista. Ana Luiza Caetano, Ane Marcelle dos Santos e Natalie de Souza entraram direto nas quartas de final e venceram por 6 a 0 o Pampulha Iate Clube, de Minas. Na semi, repetiram o placar contra o LA Archery, de São Paulo, e, na final, derrotaram as companheiras de clube Isabelle Pereira, Ana Carolina Popperl e Sophia Medeiros por 5 a 4. O LA Archery, de Giovana Garcia, Catherine Miranda e Gabriela Braga, foi bronze.

Continua após a publicidade

Duplas mistas

Nas equipes mistas, a final também foi entre duplas do Dispara Brasil. Marcus D'Almeida e Natalie de Souza venceram Ana Luiza Caetano e Matheus Zwick por 6 a 2. As parciais foram de 36/32, 39/37, 35/36 e 36/34. O caminho para o título começou com um 6 a 0 sobre a Associação dos Arqueiros de Campinas, de São Paulo, na primeira rodada. Depois, 5 a 4 na Fundação Amazonas Sustentável e, na semifinal, 6 a 0 na outra equipe da Fundação Amazonas Sustentável. O time amazonense, com Graziela e Gustavo dos Santos, conquistou o bronze.

Masculino

No masculino do Brasileiro de tiro com arco, Marcus D'Almeida, Matheus Gomes e Matheus Zwick ficaram com o título ao vencerem na final o Pampulha Iate Clube, formado por Rodrigo Matias, Gustavo de Lima e Fábio Klier, por 6 a 2 (52/50, 53/55, 54/52 e 56/52). Na semifinal, o Disparada Brasil venceu a Associação dos Arqueiros de Campinas por 6 a 0 e, nas quartas, o Caxias Esporte Clube, do Rio Grande do Sul, pelo mesmo marcador. O bronze foi para os Arqueiros de Campinas, de Marcos Bortoloto, Felipe Tim e Higor Cobesa.

Composto e Barebow

No arco composto do Brasileiro de Tiro com Arco, o pódio no individual masculino foi formado, pela ordem, por Rafael Moreira, Thiago Pereira e Jair Rodrigo da Silva. No feminino, Eiry Nisi, Gisele Meleti e Bianca Rodrigues ficaram com as três primeiras colocações, sempre pela ordem. Nas equipes masculinas, o pódio foi LA Archery, Círculo Militar de São Paulo e Associação Londrinense Tiro com Arco, do Paraná. No feminino, Arco e Flecha Bandeirantes, de São Paulo, Associação Londrinense Tiro com Arco e Círculo Militar de São Paulo. Por fim, nas equipes mistas, Dispara Brasil, Goiás Esporte Clube e Círculo Militar de São Paulo.

Continua após a publicidade

O barebow teve Rafael Dias, Paulo Henrique Merlino e Michel Gasparotto no masculino, e Stifani Jacobi, Carla Bicalho e Adriana Magro no feminino. Nas equipes, Pampulha Iate Clube, Escola de Arquearia Zeferina, da Bahia, e Caxias Esporte Clube no masculino. No feminino, Pampulha Iate Clube, Associação dos Arqueiros de Campinas e Asas Clube de Tiro com Arco, da Bahia. Nas equipes mistas, Fit Archer, de Santa Catarina, Clube Arqueiros de Quissamã, do Rio de Janeiro, e Pampulha Iate Clube.

Deixe seu comentário

Só para assinantes