Clarice Ribeiro conquista o bronze no Mundial Júnior de judô
Bom começo! A brasileira Clarice Ribeiro, de 16 anos, conquistou a medalha de bronze no primeiro dia de disputas do Mundial Júnior de judô, em Dushanbe, no Tadjiquistão, nesta quarta-feira (02). Competindo na categoria até 48kg, Cice precisou superar a repescagem e derrotou a húngara Szabina Szeleczki na luta pela medalha para ir ao pódio. Rafaela Rodrigues (52kg) também chegou na briga pelo bronze, mas saiu derrotada e terminou em quinto lugar. Ainda neste dia, o atleta olímpico Michel Augusto (60kg) caiu nas oitavas de final.
+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP Vindo de seu segundo título mundial cadete conquistado há cerca de um mês, Clarice Ribeiro fez mais uma grande competição no Mundial Júnior, desta vez competindo contra atletas até cinco anos mais velha do que ela. Em suas duas primeiras lutas no peso ligeiro, Cice superou Dilara Kandymova, do Turcomenistão, e Nohade Riadi, do Marrocos, por ippon, chegando até as quartas de final. Por lá, encarou a japonesa Sachiyo Yoshino e acabou derrotada por ippon. Com a derrota, Clarice foi encaminhada para a repescagem e pôde voltar à disputa para brigar pelo bronze. Em seu primeiro embate na nova chave, passou pela britânica Summer Shaw por desclassificação da adversária e, dessa forma, se garantiu na luta decisiva pela medalha. A brasileira encontrou a húngara Szabina Szeleczki e foi arrasadora. Ela fez um combate dominante, conseguiu dois waza-aris e conseguiu a vitória para levar o bronze.
Clarice Ribeiro é uma das atletas mais talentosas da nova geração do judô brasileiro. Ela tem apenas 16 anos de idade e é atual bicampeã mundial juvenil (sub-18). Esta foi sua primeira aparição em um Mundial Júnior, que é uma competição da categoria sub-21. A judoca é natural de Manaus, no Amazonas, mas treina no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG).
Rafaela Rodrigues fica perto da medalha
Outra brasileira que chegou na disputa por medalhas no primeiro dia do Mundial Júnior foi Rafaela Rodrigues, que perdeu a luta pelo bronze e terminou em quinto lugar no peso meio-leve. Ela tem 17 anos e, assim como Clarice Ribeiro, é atleta juvenil, tendo conquistado a medalha de prata no último Mundial Juvenil. Em Dushanbe, ela foi uma das cabeças de chave por ser a sexta colocada do ranking da categoria.
Rafaela estreou com vitória diante da alemã Tabea Mecklenburg, ao forçar três shidôs à adversária. Em seguida, superou a espanhola Laura Gomez Antona e a tajique Madina Qurbonzoda, ambas por ippon, e chegou na semifinal. Por lá, a brasileira perdeu para a japonesa Iroha Oi por ippon. Dessa forma, teve que ir para a disputa de bronze, onde encarou a francesa Alyssia Poulange e saiu derrotada por ippon.
Outros brasileiros
O Brasil contou com outros três atletas neste primeiro dia do Mundial Júnior de judô. Um deles foi Michel Augusto, que tem 19 anos e representou o país nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Em sua primeira competição de base, o atleta da categoria até 60kg entrou sem ranking e venceu o sérvio Marko Jorgic o ucraniano Nazar Viskov até chegar nas oitavas de final, onde caiu para o estadunidense Jonathan Yang, atual campeão mundial juvenil.
Os outros dois representantes brasileiros estiveram na categoria até 66kg. Iago Santos de Oliveira, nono colocado do ranking mundial da categoria, derrotou o britânico Lewis Fryer em sua estreia na segunda rodada, mas perdeu em seguida para German Kobets, que compete sob bandeira de Federação Internacional de Judô (IJF). Já Ronald Lima caiu na estreia, diante do cazaque Magzhan Alzhanov.
O Mundial Júnior de judô segue em disputa até domingo (06), com a participação de mais 13 atletas brasileiros. Nesta quinta-feira (03), o país será representado por Beatriz Comanche (57kg), Bianca Reis (57kg), Eduarda Bastos (63kg) e Guilherme de Oliveira (73kg). As preliminares começam às 02h (horário de Brasília), enquanto o bloco das finais se inicia a partir as 08h.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.