Topo

Belga D'Ambrosio substitui Di Grassi na Virgin em 2011

Lucas Di Grassi perdeu seu posto na Virgin de 2011 para o belga Jerome D"Ambrosio  - Clive Mason/Getty Images
Lucas Di Grassi perdeu seu posto na Virgin de 2011 para o belga Jerome D'Ambrosio Imagem: Clive Mason/Getty Images

Da Reuters

Em Londres (ING)

21/12/2010 08h24

 O piloto belga Jerome D'Ambrosio será o companheiro de Timo Glock na equipe Virgin Racing na próxima temporada da Fórmula 1. O anúncio foi feito pelo próprio, no site da TV local RTBF, nesta terça-feira.

D'Ambrosio, de 24 anos, vai substituir o brasileiro Lucas di Grassi, que disputou em 2010 sua primeira temporada na Fórmula 1. O alemão Timo Glock já havia tido confirmada a sua manutenção na equipe para 2011.

Pela equipe novata, Di Grassi não conseguiu grandes resultados e não pontuou na categoria máxima do automobilismo. Com um carro muito inferior ao da grande maioria das equipes, teve como melhor colocação um 14º lugar, na Malásia.

O brasileiro venceu o Desafio das Estrelas de Kart, em Florianópolis, neste fim de semana, em evento realizado por Felipe Massa.

Jerome D'Ambrosio será o primeiro piloto belga inscrito para correr a temporada da Fórmula 1 desde que Philippe Adams correu com a Lotus, em 1994.

Nesta temporada, o belga chegou a disputar sessões de treinos livres com a Virgin, em quatro oportunidades. Foi o que aconteceu na primeira sessão do GP do Brasil, em Interlagos, em que Di Grassi foi substituído por D'Ambrosio, sob a alegação de que o time queria dar experiência ao piloto.

“Estou animado de ter conseguido atingir minha meta de conquistar uma vaga na F-1. Quando cheguei em setembro, foi tudo o que eu esperava. Tive testes duros, houve muita concorrência por esta vaga mas, ao mesmo tempo, eu me dei bem com o time e achei meu lar”, comemorou o piloto.

“Acompanhamos seu progresso na GP2 e estava claro que era um piloto a se observar. Mas com os treinos livres e o teste em Abu Dhabi, ele superou nossas expectativas”, elogiou o chefe da equipe, John Booth. “Com ele e Timo, temos uma combinação perfeita de juventude e experiência, velocidade e potencial.”

Companheiro de Kamui Kobayashi na GP2, ele correu de 2008 a 2010 na categoria de acesso à Fórmula 1 e só conseguiu uma vitória pela equipe DAMS, este ano, em Mônaco. Sua melhor participação foi em 2009, com a nona colocação no campeonato. Em 2010, foi o 12º.