Dirigente do Suriname confirma ter recebido US$40 mil de propina em eleição da Fifa
O presidente da Associação de Futebol do Suriname confirmou na quinta-feira ter recebido um presente de 40 mil dólares em dinheiro, depois de uma reunião com o chefe suspenso da Confederação Asiática de Futebol Mohamed Bin Hammam. Ele disse que foi informado que o dinheiro tinha origem na União Caribenha de Futebol (CFU, da sigla em inglês).
A Fifa está investigando os eventos relacionados com a reunião após alegações de suborno. Jack Warner, presidente da CFU e da Concacaf, foi suspenso pelo comitê de ética da Fifa junto com Bin Hammam até que uma investigação completa seja feita.
A Federação de Futebol de Porto Rico também confirmou ter recebido o dinheiro e, como a de Suriname, se ofereceu a devolvê-lo.
O presidente da federação surinamesa, Louis Giskus, que coopera com o inquérito da Fifa, disse à Reuters que ele recebeu como presente um projetor e um laptop junto com um envelope pardo contendo 40 mil dólares.
"Nós contamos para a Fifa sobre os presentes. O dinheiro está em nossa conta bancária. Depois que recebemos os presentes, decidimos não usá-los e vamos manter o dinheiro no banco até que a Fifa nos diga o que fazer", disse.
"Eles disseram para nós que o projetor e o laptop vinham da Concacaf e que o dinheiro era da CFU", disse Giskus.
Ele disse que os presentes foram entregues pelo executivo do CFU Jason Sylvester, que também foi suspenso pela Fifa. "Eu perguntei a Jason Sylvester para que o dinheiro foi dado e ele disse que era para o desenvolvimento do futebol no Suriname."
Bin Hammam, do Catar, nega veementemente qualquer irregularidade. Ele deveria ter enfrentado Joseph Blatter na eleição presidencial da Fifa na semana passada, mas retirou a sua candidatura e foi, na sequência, suspenso da entidade que organiza o futebol mundial.
O comitê de ética da Fifa recebeu denúncias em um relatório, produzido em nome do secretário-geral da Concacaf, Chuck Blazer, contendo detalhes das reuniões da CFU e com declarações de que pagamentos em dinheiro foram feitos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.