Topo

Sonho olímpico do australiano Ian Thorpe termina depois de fiasco nos 100 metros livre

Ian Thorpe, o "Thorpedo", já havia falhado nos 200 m livre na seletiva da Austrália - REGI VARGHESE/REUTERS
Ian Thorpe, o "Thorpedo", já havia falhado nos 200 m livre na seletiva da Austrália Imagem: REGI VARGHESE/REUTERS

Da Reuters

Em Adelaide (Austrália)

18/03/2012 12h30

A volta precipitada de Ian Thorpe com vista a uma terceira Olimpíada terminou em decepção neste domingo, quando ele foi eliminado ainda nas eliminatórias dos 100 metros livre.

 

O pentacampeão mundial, que já havia perdido a vaga nos 200 metros livre, venceu sua bateria mas terminou com o 21º tempo, bem atrás do atual campeão James Magnussen nesta que foi sua última chance de embarcar para Londres.

IAN THORPE EM OLIMPÍADAS

Sydney-20003 ouros: 400m livre, 4 x 100 m livre, 4 x 200 M livre
1 prata: 200 m livre
Atenas-20042 ouros: 200 m livre e 400 m livre
1 prata: 4 x 200 m livre
1 bronze: 100 m livre

O nadador de 29 anos cravou um tempo de 50s35, seu melhor desde que voltou às competições em novembro, mas mais de dois segundos atrás de Magnussen, o que o deixou bem distante dos 16 melhores que competirão na semifinal.

Na sexta-feira, Thorpe descreveu seu fracasso nos 200m, sua melhor chance nos jogos de 2012, como "um conto de fadas que virou pesadelo", mas foi menos dramático ao comentar sobre o adeus a um retorno olímpico.

"É duro. É difícil vir a esta competição e fracassar no que pretendi fazer", declarou ele aos repórteres.

"Estou decepcionado por não ter realmente conseguido competir de uma maneira que reflita o trabalho que tenho feito e como tenho treinado. Mas não lamento ter tentado. Comparado com a maneira como competi antes e o sucesso que tive, isso parece a pá de cal. Mas estou feliz por ter tido a disposição de arriscar. Fiquei satisfeito com isso, e desapontado por não ter sido o resultado que eu queria".

Principal atração das eliminatórias, Thorpe demorou para sair da piscina após vencer sua bateria, a nona de 12, e aguardar o resultado. No final houve pouco suspense, já que quase todos os nadadores restantes nadaram abaixo dos 50 segundos, fazendo de Thorpe um espectador de Londres-2012.

"Sempre admirei Thorpe como nadador. Teria sido ótimo tê-lo em Londres, decepciona que ele não vá, mas tudo que posso fazer agora é me concentrar em minhas provas", disse Magnussen, favorito à medalha de ouro, aos repórteres.