Topo

Polônia em alerta máximo para Euro após encontrar explosivos

Das agências internacionais, em Varsóvia (Polônia)

28/06/2012 12h11

Os serviços de segurança da Polônia aumentaram sua prontidão antes da última partida da Euro 2012 em seu território nesta quinta-feira como medida de precaução depois que uma patrulha de fronteira encontrou esta semana explosivos em uma embarcação em um rio na sua fronteira.

"Nós recebemos algumas informações que apontavam para uma potencial aparição de ameaça terrorista", disse o ministro do Interior, Jacek Cichocki. "Mas não há nenhuma indicação de um perigo concreto para um lugar específico ou pessoa."

Cichocki disse que o maior nível de prontidão significava que todos os serviços de segurança da Polônia, e não apenas aqueles envolvidos na Euro 2012, estariam em alerta máximo.

Cerca de 6.000 policiais estão programados para estar em Varsóvia antes da semifinal nesta quinta-feira entre Alemanha e Itália, em linha com os últimos jogos que aconteceram na capital.

Não houve grandes incidentes de segurança durante o torneio de três semanas, embora a polícia polonesa tenha sido criticada por permitir brigas de rua entre os hooligans locais e torcedores russos antes de seu confronto em 12 de junho.

A imprensa local informou que uma patrulha de fronteira havia interceptado uma embarcação com alguns explosivos e um celular que tinha a foto do Estádio Nacional de Varsóvia em sua memória. A interceptação ocorreu no rio Bug, na fronteira com a Polônia e a Ucrânia. Essas jangadas são frequentemente usadas para contrabandear itens pela fronteira.