Ray Leonard conta sobre abusos e faz campanha contra agressão sexual
O lendário pugilista Sugar Ray Leonard contou na segunda-feira a uma plateia universitária como sofreu abusos sexuais de treinadores nos quais confiava, e disse que pretende estimular outras vítimas a denunciarem casos à polícia.
Semanas atrás, um ex-treinador de futebol americano ligado à Universidade Estadual da Pensilvânia foi condenado a penas de 30 a 60 anos de prisão por causa de abusos sexuais cometidos contra dez meninos num programa para jovens vulneráveis. Vários dirigentes e técnicos da universidade foram demitidos por causa do episódio.
Leonard, de 56 anos, que se aposentou do boxe após ser campeão mundial em cinco categorias, disse que sofreu abusos semelhantes quando jovem.
"Confiança é uma coisa sagrada, especialmente para jovens, garotos, ou um jovem pugilista, então eu confiei nessa gente, nesses indivíduos que impactaram minha vida", disse ele num auditório lotado da Universidade Estadual da Pensilvânia.
O ex-campeão disse que recorreu ao álcool e às drogas para "amortecer" a vergonha por ser vítima. "Eu me bati durante anos", disse ele no início de uma conferência de dois dias promovida pela universidade para discutir o tema.
Sob aplausos, o ex-pugilista prometeu ser "o garoto propaganda" dessa causa. "Não me importo. Serei esse líder. Vou ficar lá e dizer: ?Sim, algo precisa ser feito agora. Não depois, agora'", afirmou Leonard.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.