Tensão política provoca adiamento de jogo Coreia do Norte x Malásia
KUALA LUMPUR (Reuters) - O jogo das eliminatórias da Copa Asiática de 2019 entre Malásia e Coreia do Norte, que aconteceria na capital norte-coreana, Pyongyang, em 8 de junho, foi adiado devido à tensão política, informou a Confederação Asiática de Futebol (AFC) nesta quarta-feira.
As relações diplomáticas entre os dois países azedaram depois do assassinato de Kim Jong Nam, o meio-irmão afastado do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, no aeroporto internacional de Kuala Lumpur em fevereiro.
A decisão da AFC, tomada devido a preocupações com a "tensão geopolítica na Península Coreana", foi tomada horas depois de o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, dizer que existe uma "alta possibilidade" de um conflito com a Coreia do Norte, que está levando adiante programas de mísseis e nuclear que afirma precisar para se contrapor a uma agressão dos Estados Unidos.
Como a tensão resultante da morte de Kim Jong Nam aumentou, a seleção malaia foi proibida de viajar para a Coreia do Norte, o que a impediu de disputar a partida marcada originalmente para 28 de março.
A AFC remarcou o confronto para 8 de junho, mas a Malásia apelou por não querer jogar em um local que não considera seguro para seus jogadores.
"Embora a AFC tenha proposto em 8 de maio de 2017 que a partida... ocorra na capital da RPDC (República Popular Democrática da Coreia), acontecimentos recentes forçaram a AFC a reconsiderar a decisão por razões de proteção e segurança", disse a entidade.
Agora a disputa irá acontecer em 5 de outubro, mas o local ainda não foi determinado.
A AFC disse que irá "monitorar atentamente a situação de proteção e segurança nos próximos meses", assim como a conduta nas partidas classificatórias da Copa AFC e do Campeonato Sub-23 da AFC em Pyongyang antes de decidir o local, acrescentou.
(Por Amlan Chakraborty, em Nova Déli)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.