CAS começa a julgar recursos de 39 atletas russos banidos por doping
RUSSIA-DOPING-TRIBUNAL-RECURSOS:CAS começa a julgar recursos de 39 atletas russos banidos por doping
Por Brian Homewood
GENEBRA (Reuters) - A Corte Arbitral do Esporte (CAS) começou a julgar nesta segunda-feira recursos de 39 atletas russos que foram impedidos pelo resto da vida de disputar Jogos Olímpicos por violações de doping na Olimpíada de Inverno de Sochi 2014.
Os atletas estão entre 43 desclassificados de seus eventos, banidos de participar em Olimpíadas futuras e em alguns casos tiveram suas medalhas retiradas após investigação do Comitê Olímpico Internacional (COI) de amplo uso de doping em Sochi.
O COI baniu a Rússia dos Jogos de Inverno de Pyeongchang, no mês que vem, como resultado de sua "manipulação sistemática sem precedentes" do sistema antidoping. No entanto, atletas individuais russos poderão competir como neutros caso provem suas credenciais antidoping.
A Rússia negou repetidamente qualquer envolvimento estatal no doping, que foi exposto por um relatório independente comissionado pela Agência Mundial Antidoping (Wada).
Advogados representando os atletas disseram em comunicado que eles foram banidos "apesar de uma falta de evidências específicas contra qualquer um deles e em violação dos direitos fundamentais do devido processo".
"Os atletas estão esperançosos de que os painéis da CAS irão garanti-los uma audiência justa".
Os atletas banidos competem em patinação de velocidade, bobsleigh, skeleton, esqui cross-country, hóquei no gelo, luge e biatlo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.