Topo

COI insiste em transferir maratona de 2020 apesar de apelos de Tóquio

Maratona Tóquio 2020 - Charly Triballeau/AFP
Maratona Tóquio 2020 Imagem: Charly Triballeau/AFP

25/10/2019 13h06

O Comitê Olímpico Internacional (COI) não mudará a decisão de transferir a maratona de 2020 para Sapporo para evitar o calor de Tóquio, disse hoje uma autoridade graduada da organização da Olimpíada, apesar dos apelos do governo da capital japonesa para manter a prova na cidade.

O anúncio representa o capítulo mais recente de uma disputa anormalmente pública entre Tóquio e COI a respeito da prova de prestígio. Na semana passada, o COI anunciou subitamente que quer transferir a maratona e os eventos de marcha atlética para Sapporo, na ilha de Hokkaido, devido aos temores com o calor de verão de Tóquio.

John Coates, chefe da Comissão de Coordenação dos Jogos de Tóquio do COI, disse no início de uma reunião marcada às pressas com a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, na sede olímpica, que o COI está firme em sua decisão, citando o calor e a umidade em uma maratona em Doha em setembro.

"Estamos cientes da decepção do povo de Tóquio", disse Coates, segundo uma citação da emissora nacional NHK. "Mas como sempre temos a saúde dos atletas em mente em primeiro lugar, tomamos nossa decisão".

Ele disse que o COI cogitará medidas de contrapartida, como realizar a cerimônia de entrega das medalhas da maratona na capital.

Hoje mais cedo, Koike exigiu uma explicação detalhada do parecer do COI e disse que a cidade está disposta a fazer ajustes adicionais, inclusive mudar a rota e o horário, para manter a prova.

A rota da maratona, evento de destaque marcado para 9 de agosto, o último dia dos Jogos, foi concebida para incluir e exibir muitos dos pontos turísticos de Tóquio.