Topo

Mundial de Clubes - 2019

Liverpool garante que torcedores LGBT serão bem-vindos ao Qatar em Mundial

País que receberá o Mundial de Clubes e a Copa do Mundo de 2022 proíbe atos homossexuais, embora raramente cumpra leis a respeito - REUTERS/Andrew Boyers
País que receberá o Mundial de Clubes e a Copa do Mundo de 2022 proíbe atos homossexuais, embora raramente cumpra leis a respeito Imagem: REUTERS/Andrew Boyers

Simon Evans

04/11/2019 11h51

O executivo-chefe do Liverpool, Peter Moore, disse que as autoridades do Qatar garantiram ao time que seus torcedores LGBT serão bem-vindos no Estado do Golfo Pérsico para o Mundial de Clubes da Fifa no mês que vem.

Autoridades qataris se reuniram com torcidas do Liverpool, inclusive o grupo LGBT "Kop Outs!", para debater as preocupações dos torcedores que assistirão o torneio de 11 a 21 de dezembro.

Como em vários países de maioria muçulmana, os atos homossexuais são estritamente proibidos no Qatar, embora a lei seja raramente cumprida.

"Recebemos garantias de que nossos torcedores LGBT serão bem-vindos no Qatar, algo que é de importância vital para nós como clube, dado nosso compromisso de longa data com a diversidade e a igualdade", disse Moore ao site do time.

O Mundial de Clubes é um evento de teste da Copa do Mundo, que o Qatar sediará em 2022.

Nasser Al Khater, executivo-chefe do comitê organizador da Copa do Mundo do Qatar de 2022, já havia dito que torcedores de todas as orientações sexuais serão bem-vindos no país, que é governado por códigos legais baseados no Islã.

Moore disse que o Liverpool, campeão europeu que disputará a semifinal de 18 de dezembro e a final ou a decisão do terceiro colocado três dias depois em Doha, realizou conversas a respeito de uma série de tópicos.

"Pedimos e recebemos informações sobre ingressos das partidas, provisões para hotéis, prontidão dos estádios, questões de segurança, temas culturais e uma gama de outras questões. Não se negligenciou nada".

O primeiro video da Copa no Qatar

UOL Esporte