Murray garante vitória britânica diante da Holanda na Copa Davis
Andy Murray ajudou o Reino Unido a estrear com uma vitória sobre a Holanda na Copa Davis, mas só depois de levar um grande susto de um Tallon Griekspoor inspirado nesta quarta-feira.
Após quase três horas, Murray - que disputava sua primeira partida de Copa Davis desde 2016 e só cinco meses depois de voltar às quadras graças a uma cirurgia de quadril que salvou sua carreira - triunfou com parciais de 6-7(7), 6-4 e 7-6(5) e colocou sua equipe na dianteira do Grupo E com o placar de 1 x 0.
Griekspoor, de 23 anos, jogava sua segunda partida no torneio, mas se mostrou à altura do desafio e ficou a dois pontos da vitória em duas ocasiões no terceiro set tenso disputado na quadra 3 da Caixa Mágica.
Murray podia se vangloriar de um histórico de 30 vitórias e três derrotas nas disputas de simples da Copa Davis ao enfrentar o 179º do ranking, mas parecia a caminho da derrota quando perdia por 4-1 no set decisivo.
Mas mesmo não estando no auge, o ex-número um do mundo é mais perigoso quando se sente pressionado, e aproveitou uma vacilação do holandês para empatar o set.
Griekspoor abriu uma vantagem de 4-1 no tiebreak, mas Murray mostrou uma capacidade defensiva incrível e voltou a empatar. Griekspoor chegou a 5-4, mas um ace de Murray em 5-5 lhe deu o ponto da vitória e Griekspoor devolveu um backhand na rede.
"Estou aliviado neste momento", disse o vencedor de três Grand Slams, que aparentava exaustão no final. "Não mereci vencer essa partida, lutei muito, mas ele estava ditando os pontos".
"Ele estava indo para cima e arriscando com o saque. É difícil quando os caras estão jogando assim".
O número um britânico Dan Evans enfrentará Robin Haase na segunda partida de simples, que os holandeses precisarão vencer para evitar uma eliminação precoce por terem perdido para o Cazaquistão na terça-feira.
Na quadra central o clima foi bem mais contido quando Novak Djokovic selou o êxito da Sérvia na estreia do Grupo A diante do Japão.
Djokovic dominou Yoshihito Nishioka e venceu por 6-1 e 6-2 depois de Filip Krajinovic derrotar Yuichi Sugita com tranquilidade por 6-2 e 6-4.
No Grupo C, a Alemanha ficou à frente da Argentina depois que Philipp Kohlschreiber bateu Guido Pella pelo placar de 1-6, 6-3 e 6-4.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.