Topo

Tóquio está perto de concluir obras em instalações a 8 meses da Olimpíada

Vista geral da construção do centro aquático para as Olimpíadas de Tóquio - Kazuhiro Nogi/AFP
Vista geral da construção do centro aquático para as Olimpíadas de Tóquio Imagem: Kazuhiro Nogi/AFP

Jack Tarrant

Em Tóquio

21/11/2019 12h49

As obras em duas instalações da Tóquio 2020 estão quase finalizadas oito meses antes do início da Olimpíada de 2020, e os preparativos entraram na reta final do cronograma.

O elegante Centro Aquático de Tóquio, onde ocorrerão as provas de natação e salto ornamental, está 90% completo, de acordo com o Governo Metropolitano de Tóquio (TMG), e dentro do prazo de conclusão do final de fevereiro.

O local dos jogos de vôlei e basquete de cadeirantes está 98% finalizado, só faltando a pintura do piso interior.

Todos os locais de competição sendo construídos ou reformados para a Tóquio 2020 estão no prazo, incluindo o Estádio Nacional, o principal palco dos Jogos, cuja construção foi terminada na semana passada.

"O que falta fazer é finalizar parte do teto interior e exterior, além de alguns equipamentos de escritório de dentro do edifício", disse Daishu Tone, diretor de instalações do Centro Aquático, nesta quinta-feira.

"Tudo será finalizado até fevereiro do ano que vem".

O Centro Aquático, que custou US$ 523 milhões, será a última instalação a ser concluída. O evento de teste de natação acontecerá lá em 14 e 15 de abril.

Além do Estádio Olímpico e da vila para atletas olímpicos e paralímpicos, o TMG está erguendo oito novos locais de competição para os Jogos.

Muitos dos outros eventos estão programados em locais preexistentes na tentativa de conter os gastos.

A Olimpíada de Tóquio acontecerá entre os dias 24 de julho e 9 de agosto.

Ouça o podcast Posse de Bola, a mesa redonda do UOL sobre futebol, com Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira.

Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas