Topo

Ameaçada de suspensão olímpica, Rússia promete trabalhar com a Wada

Exame antidoping na Rússia - Alex Zemlianichenko/AP
Exame antidoping na Rússia Imagem: Alex Zemlianichenko/AP

27/11/2019 10h48

A Rússia prometeu cooperar plenamente com a Agência Mundial Antidoping (Wada) e com autoridades esportivas internacionais, depois que um comitê da Wada recomendou que o país seja suspenso das Olimpíadas por quatro anos, afirmou o Kremlin hoje.

Nesta semana, o comitê da Wada recomendou que a Rússia seja impedida de participar dos dois próximos Jogos Olímpicos e de campeonatos mundiais em uma gama variada de modalidades durante quatro anos porque forneceu à Wada dados de laboratório que se descobriu terem sido adulterados.

As recomendações do comitê serão submetidas ao comitê executivo da agência em Paris no dia 9 de dezembro.

"As autoridades russas têm sido, são e serão altamente abertas à cooperação com a comunidade esportiva internacional, e também com a Wada", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres em uma videoconferência.

Autoridades esportivas da Rússia protestaram contra as recomendações do comitê ontem, dizendo que elas são excessivamente rígidas e que prejudicarão o esporte russo.

UEFA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, garantiu hoje que a organização dos quatro jogos da Eurocopa do ano que vem dos quais o país será sede será um sucesso, mesmo com uma eventual punição da Mundial Antidoping (Wada), que ameaça vetar os russos de competições internacionais.

"Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para não desapontar vocês, os torcedores e os jogadores", disse Putin em um encontro com o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, em São Petersburgo.

O chefe de governo afirmou que a Euro do próximo ano será especial devido ao aniversário de 60 anos da competição. "Para nós, isso é muito importante porque o primeiro torneio, há 60 anos, foi vencido pela equipe da União Soviética", lembrou.

Ceferin, por sua vez, declarou não ter dúvida da capacidade da Rússia de organizar um evento como a Eurocopa em um grande nível. Ele também descreveu como "ideal" a forma como o país sediou a Copa do Mundo do ano passado. "Nós, da Uefa, estamos encantados pelo fato de que o futebol está se tornando cada vez mais importante na Rússia", enalteceu o dirigente.

A Wada anunciou na segunda-feira a possibilidade de novas punições contra a Rússia com a declaração da agência antidoping do país (Rusada) como não cumpridora do Código Mundial devido às conclusões da investigação sobre possível manipulação de dados no Laboratório de Moscou.

O Conselho Executivo da Wada examinará a questão no próximo dia 9, em Paris. Se a proposta for aprovada, os atletas russos não poderão competir sob a bandeira do seu país e terão de provar que não estão de forma alguma envolvidos em violações das regras antidoping. Além disso, durante quatro anos, a Rússia não poderá sediar nem mesmo se candidatar a sediar qualquer grande evento esportivo.