Barcelona desbanca Real Madrid do topo de ranking de clubes mais ricos do mundo
LONDRES (Reuters) - O Barcelona desbancou o Real Madrid da liderança da Liga do Dinheiro do Futebol Deloitte pela primeira vez e se tornou o primeiro clube a romper a barreira dos 800 milhões de euros de receita.
A 23ª edição do ranking mostra um aumento de 11% nos rendimentos combinados, excluindo taxas de transferência, dos 20 principais times do mundo, que juntos alcançaram um faturamento recorde de 9,3 bilhões de euros na temporada 2018-19.
O Real Madrid caiu para a segunda colocação, com uma renda de 757,3 milhões de euros, e o Manchester United continuou em terceiro.
O Arsenal ficou fora dos 10 primeiros da lista pela primeira vez.
A ascensão do Barcelona ao topo com uma renda de 840 milhões de euros é um sinal claro de "um clube que se adapta às condições de mercado oscilantes" atraindo merchandising e licenciando atividades em suas instalações, de acordo com Dan Jones, sócio do Sports Business Group da Deloitte.
"O Barça diminuiu a dependência da renda de transmissões e está se concentrando em rendas crescentes sob seu controle", disse.
"Como o clube acredita em um crescimento adicional de 30 milhões de euros em rendas comerciais e uma renda total de quase 880 milhões em 2019-20, acreditamos que eles se manterão no topo no ano que vem", airmou.
"O Barça está a caminho de concretizar sua ambição declarada de ser o primeiro clube de 1 bilhão da Liga do Dinheiro nos próximos anos".
O Bayern de Munique continua na quarta posição, e o Paris Saint-Germain aparece em quinto, à frente do Manchester City.
Vencedor da Liga dos Campeões, o Liverpool está no sétimo lugar, um adiante do Tottenham Hotspur, que derrotou na final.
(Por Martyn Herman)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.