Premiê do Japão diz que Olimpíada marca "nova era" no país
Por Elaine Lies
TÓQUIO (Reuters) — Seis meses antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o evento é um assunto inevitável no Japão — incluindo o discurso do premiê, Shinzo Abe, ao Parlamento nesta segunda-feira.
Normalmente um ato rígido que traça a política nacional, desta vez o discurso de Abe começou com uma evocação apaixonada da última vez que Tóquio sediou a Olimpíada, em 1964, orgulhosamente vista como uma marca do retorno do Japão ao cenário mundial após sua derrota na Segunda Guerra Mundial.
"A primeira transmissão ao vivo de uma Olimpíada. Com o mundo inteiro assistindo, o corredor final entrou no Estádio Nacional com a tocha olímpica na mão", disse Abe.
"Era um jovem de 19 anos de Hiroshima, nascido no dia em que a bomba atômica caiu, e sua corrida dinâmica mostrou que nossa nação havia se recuperado completamente dos bombardeios e, cheia de confiança e orgulho, proclamava ao mundo que o Japão estava embarcando em uma era de rápido crescimento."
Em um discurso no qual mencionou a Olimpíada e as Paralimpíada pelo nome mais de uma dúzia de vezes, Abe disse que os Jogos deste ano farão o mesmo por uma nação que, segundo ele, ficou adormecida após um longo período de estagnação econômica.
"Isso reunirá todo o povo do Japão para avançar junto em uma nova era", afirmou ele.
Ouça o podcast Posse de Bola, a mesa redonda do UOL sobre futebol, com Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.