Inglaterra enfrenta dilema com dois clubes comandados por sauditas
Dois clubes geridos por grupos sauditas criam dilema sobre conflito de interesse na Inglaterra. O Sheffield United já tem comando árabe e o Newcastle pode passar a ter.
A mídia britânica afirma que a aquisição do clube do magnata britânico Mike Ashley por um grupo apoiado pela Arábia Saudita está prestes a ser aprovada, porém a questão de o Sheffield United estar ligado ao governo saudita pesa sobre as duas equipes e pode voltar ao foco quando elas se enfrentarem na próxima temporada.
A Liga Inglesa não comentará seu procedimento de aprovação. No entanto, é certo que o dilema está sem consideração, dadas as regras do futebol inglês sobre a posse de clubes.
Essas regras estabelecem que uma pessoa seria desqualificada se "direta ou indiretamente estiver envolvida ou tiver qualquer poder para determinar ou influenciar a gerência ou administração de outro clube".
A questão que a Premier League precisa determinar é se o Sheffield United, de propriedade do príncipe Abdullah bin Mosaad bin Abdulaziz Al Saud, correria o risco de ficar sob a influência dos potenciais proprietários majoritários do Newcastle, o fundo soberano saudita, PIF.
Um grupo liderado pela financiadora britânica Amanda Staveley, com um investimento saudita de 80% da PIF, fez uma oferta que giraria em torno de 300 milhões de libras para comprar o clube do empresário britânico Ashley.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.