Topo

Premiê do Japão diz estar determinado a realizar Olimpíada

Pedestre caminha em frente a pôster da Olimpíada de Tóquio - Kim Kyung Hoon
Pedestre caminha em frente a pôster da Olimpíada de Tóquio Imagem: Kim Kyung Hoon

Ju-min Park e Mari Saito

Da Reuters, em Tóquio

29/01/2021 09h33

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, repetiu hoje sua determinação de realizar os Jogos Olímpicos em Tóquio nesse verão do Hemisfério Norte como um símbolo de "esperança e coragem" durante a pandemia global de coronavírus.

Suga também disse durante reunião virtual do Fórum Econômico Mundial que o Japão ampliará seu apoio ao fornecimento de vacinas para países em desenvolvimento, inicialmente previsto em 130 milhões de dólares, e prometeu trabalhar com países que pensam parecido por uma região Indo-Pacífica "livre e aberta".

O presidente do comitê organizador, Yoshiro Mori, conversou com o presidente do COI, Thomas Bach, ontem e disse que recebeu garantias do alemão de que Tóquio tem apoio total de todos os participantes olímpicos.

"Ninguém de lugar nenhum mencionou dúvidas ou objeções (a respeito da Olimpíada), e todos querem tornar os Jogos bem-sucedidos rapidamente", disse Mori ao relatar sua conversa com Bach.

Ele também disse que Bach pediu às autoridades de Tóquio uma atualização sobre a vacinação no Japão.

O país está atrás da maioria das nações desenvolvidas, já que as primeiras vacinações só devem começar no final de fevereiro.